quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Presidente do Banco Central admite que inflação preocupa mas meta volta em 2022
quarta-feira 25 de agosto de 2021 às 04:57h

Presidente do Banco Central admite que inflação preocupa mas meta volta em 2022

DESTAQUE, ECONOMIA, NOTÍCIAS


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta última terça-feira (24) no evento Expert XP que a inflação é “obviamente uma preocupação”. No entanto, ele afirmou que a instituição tem instrumentos suficientes para levar a inflação de volta à meta em 2022.

“Se tem uma coisa que é disruptiva para o crescimento e para o investimento de longo prazo é a inflação descontrolada. O Banco Central entende que é muito importante perseguir a meta e entendemos que temos os instrumentos e a capacidade de fazer isso.”

No acumulado de 12 meses até julho, a inflação atingiu 8,99%. Nesta segunda-feira, o mercado financeiro elevou pela vigésima semana consecutiva a previsão para o IPCA em 2021. A estimativa subiu de 7,05% para 7,11%, de acordo com o relatório Focus, divulgado pelo BC. O centro da meta é de 3,75%. Pelo sistema vigente no país, será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%. Em 2022, a meta central é de 3,50%.

Campos Neto disse ainda, conforme o Antagonista, que as projeções do mercado para 2022 estão um pouco acima da expectativa da instituição, mas citou que a crise hídrica, que gera impacto no preço da energia elétrica, “se agravou muito com a falta de chuvas e deve continuar sendo um elemento de pressão nos próximos meses”.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!