O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), esteve na instituição e comemorou o desempenho positivo da Bahia no Censo Demográfico 2022. De acordo com o primeiro balanço sobre o assunto divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na manhã desta terça-feira (30), a Bahia, que tem a 4ª maior população do país, é o 3º estado em pessoas recenseadas até o momento, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
“O destaque dos municípios da Bahia foi muito bom e nós, gestores, temos que investir ainda mais em ações que incentivem a população a receber o recenseador. O município que tem uma contagem populacional totalmente condizente com a realidade passa a receber os recursos adequados que permitem mais investimentos. Por isso é importantíssimo para toda a população o bom resultado do Censo”, explicou Zé Cocá.
Em parceria com o IBGE, a UPB orienta que sejam desenvolvidas ações que informem a população sobre a importância de receber o recenseador para garantir o bom desempenho da Bahia no Censo Demográfico 2022. De acordo com a entidade, é importante lembrar que a contagem populacional vai impactar em mais recursos para os municípios.
Dicas de ações que o prefeito (a) pode desenvolver:
– Passo a passo de como confirmar que se trata de um recenseador, em caso de dúvidas;
– Desenvolver campanhas informativas nas redes sociais oficiais da prefeitura;
– Explicar que a contagem populacional feita pelo Censo vai impactar em mais investimentos;
– Informar sobre a importância de a população receber o recenseador;
– Disponibilizar uma equipe local para apoiar os recenseadores;
– Oferecer estrutura e suporte para o trabalho dos recenseadores.