segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Home / NOTÍCIAS / Presidente da Petrobras aponta o principal culpado por alta da gasolina: ICMS
terça-feira 14 de setembro de 2021 às 12:56h

Presidente da Petrobras aponta o principal culpado por alta da gasolina: ICMS

NOTÍCIAS


O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, informou nesta terça-feira (14), em comissão geral na Câmara dos Deputados, que os impostos estaduais, em particular o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), são aqueles com maior impacto no preço da gasolina. A explicação repete o discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ao apresentar gráfico com a composição do preço, Silva e Luna apontou conforme o Metrópoles, que a parte que corresponde à Petrobras representa R$ 2 no custo de quase R$ 7 vendido hoje na bomba.

“Aí entra a parcela que cabe a Petrobras para cobrir custos de produção e refino do óleo. E, dependendo, é de até 10 anos esse percurso para poder chegar até a refinaria, investimentos, juros da dívida. Vamos lembrar que a empresa está bastante endividada, até curto prazo, em participações governamentais”, disse.

“A segunda parte do preço corresponde a uma série de tributos e outros termos da equação, a distribuição de revenda, o custo da mistura de etanol e anidro, impostos estaduais, ICMS, impostos federais, Cide, Pis, Cofins, e etc. Desses impostos aqui, o que afeta e acaba impactando a parte de todos os outros é o ICMS”, disse o presidente da empresa.

“Qualquer termo dessa equação que é modificada, gera uma volatilidade no preço dos combustíveis”, defendeu. “Quando há flutuação no preço não significa que a Petrobras teve alteração no preço”.

Veja também

Quase 90% dos apostadores online acumulam dívidas, aponta pesquisa

Com o crescimento das apostas online, conhecidas como “bets” se acendeu um sinal de alerta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!