O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, deixou um evento da Organização das Nações Unidas (ONU) em Madrid, na Espanha, após protesto feito por um indigenista brasileiro. Imagens publicadas nas redes sociais mostram o momento em que Ricardo Rao força a saída da autoridade brasileira aos gritos de “assassino” e “miliciano”, durante evento do Fundo de Desenvolvimento dos Povos Indígenas (Filac) que ocorre na capital espanhola.
Ao fim de uma das apresentações, Rao, que estava na plateia, levanta-se e dirige aos espectadores, apontado para Marcelo Xavier, que também assistia a apresentação.
Assista ao vídeo:
URGENTE! Marcelo Xavier, presidente miliciano da FUNAI, é expulso de um evento da ONU em Madri! Compartilhem! pic.twitter.com/zf537y5Ohh
— RICARDO RAO (@RICARDORAO7) July 21, 2022
“Irmãos indigenas, eu venho denunciar esse assassino, Marcelo Xavier, como inimigo de vocês. O companheiro da Colômbia disse sobre as mortes dos indígenas pelas milícias (em referência à apresentação que acabou de ocorrer). Esse homem (apontando para Xavier) é um miliciano. Esse homem, Marcelo Xavier, não representa a Fundação Nacional do Índio. É um assasisino. É um milicano, é amigo de um governo golpista que está ameaçando a democracia no Brasil”, diz, enquanto assessores pedem ajuda da segurança.
Como nenhum membro do staff do local aparece, Ricardo Rao continua.
“Este homem não pertence a isso aqui. Não é digno de estar entre vocês. E o Itamaraty é uma vergonha. O Itamaraty está sendo babá de miliciano. Marcelo Xavier é um miliciano. Esse homem é um assassino. Esse homem é responsável pela morte de Bruno Pereira (indigenista assassinado na Amazônia). Esse homem é responsável pela morte de (Dom) Phillips (jornalista também morto no Vale do Javari). Você é um miliciano, bandido. Vai embora mesmo. Vai para fora. Desculpem”, diz Ricardo Rao, enquanto Marcelo Xavier se levanta e deixa o local.