O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), questionou nesta quarta-feira (28) “quem é” o ministro da Economia, Paulo Guedes, para criticar a vacina desenvolvida na China contra a Covid e chamou Guedes de “pitaqueiro” e “puxa-saco” dos Estados Unidos.
Aziz deu as declarações em entrevista à GloboNews. O G1 procurou a assessoria de Guedes e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.
Nesta terça (27), Guedes afirmou em uma reunião que os chineses inventaram o vírus da Covid e que a vacina desenvolvida no país é “menos efetiva” que a produzida nos Estados Unidos. Depois, afirmou ter usado uma “imagem infeliz” ao mencionar o tema.
“O nosso ministro Paulo Guedes […] ainda cria esse tipo de problema. É muito pitaqueiro, sem entender da situação. Não dá”, disse Aziz.
“Quem é o ministro Paulo Guedes para dizer que a CoronaVac não é uma vacina boa? Quem é ele? Ele cuida da economia, que já vai cambaleando”, completou.
Atualmente, a vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, é a responsável por cerca de 80% das pessoas vacinadas no Brasil — o próprio Guedes tomou a vacina. O restante das vacinas aplicadas no Brasil são imunizantes desenvolvidos pela parceria entre o laboratório Astrazeneca e a Universidade de Oxford.
“Quem não entende, não pode falar. Quem não entende, não pode prescrever remédio, não pode comentar vacina. A gente houve especialistas”, afirmou Aziz, ainda na entrevista.
Mais cedo, nesta quarta, o novo ministro das Relações Exteriores, Carlos França, afirmou em uma audiência na Câmara dos Deputados que a China é um “parceiro-chave” do Brasil no combate à Covid-19.
Convocação de Guedes
Entre os mais de 170 requerimentos protocolados até agora na CPI da Covid, está a convocação do ministro da Economia para falar sobre o auxílio emergencial e medidas de contenção à pandemia.
Omar Aziz, porém, disse já ter afirmado a senadores que este não é “momento” porque a audiência criaria mal-estar econômico internacional e teria reflexo entre investidores e na bolsa.
Para o presidente da CPI, Guedes “deu uma de cientista” e “é tão puxa-saco dos Estados Unidos que não conseguiu uma vacina até hoje”.
“Se nós temos vacina, a gente deve graças a Deus à China”, ressaltou.