O presidente colombiano Gustavo Petro chegou à cidade de Jacmel, no sudeste do Haiti, na tarde de quarta-feira (22) em uma rara visita de um chefe de Estado estrangeiro à nação caribenha, enquanto o Haiti enfrenta um conflito prolongado com gangues armadas.
A Colômbia também enfrentou um aumento na violência de facções rebeldes que paralisaram as negociações de paz.
Petro chegou à pequena cidade costeira a cerca de 90 km da capital, Porto Príncipe, em um avião militar colombiano, horas depois do início previsto da visita, onde centenas de moradores compareceram para ver sua chegada.
Petro fez uma escala na República Dominicana, contornando a capital do Haiti, onde vários tiroteios contra veículos diplomáticos foram relatados nesta semana.
Ele se encontrou com altos funcionários do governo haitiano, incluindo Leslie Voltaire, que ocupa a presidência rotativa do conselho presidencial de transição, em um compromisso destinado a fortalecer os laços bilaterais.
Voltaire disse que quer fomentar relações mais próximas com os países sul-americanos em uma tentativa de reforçar o apoio à segurança, já que uma missão de segurança apoiada pela ONU não consegue deter os avanços das gangues do país.