O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se com representantes de comunidades empresariais, estratégicas e acadêmicas norte-americanas nesta quarta-feira em Beijing.
“O sucesso da China e dos Estados Unidos é uma oportunidade um para o outro. Enquanto ambos os lados se tratarem como parceiros com respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação mutuamente benéfica, as relações China-EUA vão melhorar”, disse Xi.
“A economia da China é saudável e sustentável”, assinalou Xi, observando que a taxa de crescimento da China foi uma das mais rápidas entre as principais economias no ano passado.
Xi frisou que a China está planejando e implementando uma série de medidas importantes para aprofundar de forma abrangente a reforma, promover um ambiente de negócios de classe mundial que seja orientado para o mercado, baseado na lei e internacionalizado, e proporcionar um espaço de desenvolvimento mais amplo para empresas internacionais, incluindo as norte-americanas.
Xi pediu aos Estados Unidos que trabalhem com a China na mesma direção, estabeleçam uma percepção estratégica correta e lidem adequadamente com questões sensíveis para manter o impulso para que as relações bilaterais se estabilizem a partir de uma espiral descendente.
Os participantes incluíram Evan Greenberg, presidente do Comitê Nacional de Relações EUA-China; Stephen Schwarzman, presidente e CEO do Blackstone Group; Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm; Graham Allison, reitor fundador da Escola de Governo John F. Kennedy da Universidade de Harvard; e Craig Allen, presidente do Conselho Empresarial EUA-China.