O presidente chinês, Xi Jinping, desembarcou nesta última quarta-feira (8) em Budapeste para uma visita de Estado à Hungria.
Em um discurso por escrito à sua chegada, Xi disse que a China e a Hungria são bons amigos e bons parceiros de confiança mútua.
“Estou muito feliz por fazer uma visita de Estado ao belo país da Hungria, a convite do presidente Tamas Sulyok e do primeiro-ministro Viktor Orban”, disse ele, estendendo sinceras saudações e votos de felicidades ao governo e ao povo húngaros em nome do governo e do povo da China.
Observando que a Hungria é conhecida por sua história consagrada e por sua profunda herança cultural, Xi assinalou que o povo húngaro é trabalhador, inteligente, aberto, inclusivo, pioneiro e criativo.
Nos últimos anos, o governo e o povo da Hungria têm avançado com determinação, fazendo progressos impressionantes no desenvolvimento econômico e social, disse ele. “Como um bom amigo e um parceiro estratégico abrangente, nós na China, tanto o governo como o povo, regozijamo-nos sinceramente com vossas conquistas.”
Em 1949, a Hungria foi um dos primeiros países a reconhecer e estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China. Em 2004, os dois países decidiram estabelecer uma parceria amigável e cooperativa.
Em 2017, o relacionamento bilateral foi elevado a uma parceria estratégica abrangente, atualizando e acelerando a cooperação de benefício mútuo e fortalecendo o apoio popular à amizade tradicional China-Hungria, observou Xi.
Nos últimos anos, os dois lados têm visto intercâmbios frequentes de alto nível, confiança mútua aprofundada, resultados frutíferos na cooperação do Cinturão e Rota, intercâmbios culturais e interpessoais vibrantes e estreita coordenação e colaboração em assuntos internacionais e regionais, continuou.
“Juntos, demos um belo exemplo de construção de um novo tipo de relações internacionais caracterizado pelo respeito mútuo, imparcialidade, justiça e cooperação de benefício mútuo”, comentou.
Este ano marca o 75º aniversário das relações diplomáticas China-Hungria, trazendo uma oportunidade importante para o crescimento das relações bilaterais, disse ele.
Xi expressou que espera reunir-se com o presidente Sulyok, o primeiro-ministro Orban e outros líderes húngaros e que eles irão delinear conjuntamente um novo plano para a cooperação e o desenvolvimento, com vistas a conduzir a relação China-Hungria a grandes passos e levá-la a um nível superior.
“Acredito que não importa como o cenário internacional evolua, a China e a Hungria sempre verão e abordarão as relações bilaterais a partir de uma perspectiva ampla e de longo prazo”, frisou ele.
“Através de esforços vigorosos e determinados, trabalharemos juntos para o objetivo de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e daremos a nossa devida contribuição para a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade do mundo”, acrescentou.
“Estou confiante de que, com os esforços concertados dos dois lados, esta visita será um sucesso total e inaugurará um futuro ainda mais brilhante para as relações China-Hungria”, assinalou.
Orban e sua esposa esperaram no Aeroporto de Budapeste para receber Xi. A Força Aérea Húngara enviou caças para escoltar o avião de Xi depois que ele entrou no espaço aéreo do país para uma visita de Estado.
(Xinhua/Yin Bogu)
(Xinhua/Zhang Fan)