O presidente da Câmara Municipal dos Vereadores assume o cargo de prefeito de forma provisória em Ruy Barbosa (BA), na quarta-feira (1º). Isso acontece porque o candidato mais votado para o cargo, Bonifácio (MDB), desistiu após ser considerado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
A candidatura de Bonifácio foi indeferida por problemas na gestão anterior como prefeito da cidade. O Tribunal de Contas do Município (TCM) recomendou e a Câmara de Vereadores rejeitou a prestação de contas do ano de 2016, apontando desvios em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O candidato chegou a recorrer, mas o TRE manteve a decisão, que foi acompanhada da determinação da realização de uma nova eleição no município, que ainda não tem data definida para acontecer. Com isso, na cidade, assumirá o presidente da Câmara, que será escolhido por votação entre os vereadores no dia 1º de janeiro de 2025.
Confira o resultado do 1º turno em Ruy Barbosa após a apuração:
- Bonifácio (MDB): 9.999 votos, 55,06% dos votos válidos – anulado sub judice
- Marivaldo Leite (PSD): 7.586 votos, 41,77% dos votos válidos
- Beto (PDT): 353 votos, 1,94% dos votos válidos
- Saulo (UNIÃO): 223 votos, 1,23% dos votos válidos
A eleição em Ruy Barbosa teve 19.439 votos totais, o que inclui 363 votos brancos, 1,87% dos votos totais, e 915 votos nulos, 4,71%.
A abstenção foi de 4.326 eleitores, 18,20% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.
Veja a lista de vereadores eleitos:
- Lulu – PSD
- Dr. Roberio – PSD
- Tacinho – PSD
- Ney Dias – PSD
- Carlos De Celeste – PSD
- Marcos Do Caminhão Pipa – PSD
- Nunui – PSD
- Bel De Luiz De Véi – PSD
- Eridan Dourado – MDB
- Cesar Santos – PSD
- Jumar Adorno – PSD