O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, confirmou nesta última sexta-feira (2) presença na posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para o dia 1º de janeiro de 2023 em Brasília. A nota divulgada pela embaixada alemã no Brasil também informou que Steinmeier irá participar de encontros com governadores e visitar a Amazônia.
A presença do presidente alemão sinaliza também o fim do isolamento do Brasil perante o cenário internacional. “Com a sua presença, o presidente saúda a mudança democrática de poder no maior país da América Latina e pretende impulsionar uma nova fase da parceria estratégica entre o Brasil e a Alemanha”, diz o documento.
A vinda de Steinmeier reforça, ainda, o apoio alemão à proteção da Amazônia e destaca a importância da floresta para a política climática internacional, segundo a embaixada alemã. “Para o presidente alemão, a posse do novo governo brasileiro está associada à expectativa de uma dinâmica positiva na proteção desse recurso essencial à sobrevivência”, afirma a nota.
Além do presidente alemão, outras lideranças internacionais foram convidadas e são aguardadas na posse do petista para seu terceiro mandato. Como mostrou o Estadão, a equipe de Lula comunicou a integrantes do Itamaraty que “todos os países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas” devem ser convidados para o evento.