domingo 22 de dezembro de 2024
Presidente da Assembleia tomou a decisão após os atos golpistas em Brasília Foto: Ascom ALBA/Agência ALBA
Home / DESTAQUE / Presidente da AL-BA teme por “desmoralização” da Casa em razão do número de CPIs
terça-feira 8 de agosto de 2023 às 07:34h

Presidente da AL-BA teme por “desmoralização” da Casa em razão do número de CPIs

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Com mais um requerimento para criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), desta vez para apurar denúncias sobre o sucateamento dos serviços prestados pelo Planserv, o presidente do Legislativo, Adolfo Menezes (PSD), afirmou a Carine Andrade, do portal Bahia Notícias, temer que a banalização do recurso culmine em uma “desmoralização da Casa”.

Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente da AL-BA explicou que, pelo regimento, se tiver cinco CPIs em funcionamento, a sexta CPI somente poderá ser aberta se houver concordância da maioria dos deputados. “Então, praticamente, não existe um limite. Mas nunca chegou a esse ponto de ter cinco, seis CPIs funcionando ao mesmo tempo”, afirmou.

Sobre a CPI da Via Bahia, que aguarda para ser instalada, o presidente Adolfo Menezes destacou que o entendimento é de que a AL-BA não pode investigar sobre aquilo que ela não legisla e “por se tratar de uma concessão federal, nós não temos competência para abrir a CPI”.

O parlamentar também frisou que, como presidente, o seu papel é o de fazer acordos ouvindo os deputados e que, portanto, precisa que os mesmos tenham bom senso. “Não vamos deixar banalizar o instituto da CPI porque fazer CPI para não dar em nada também desmoraliza a Casa, e nós não vamos compactuar com isso”, disse.

CPI do PLANSERV

Protocolada pelo deputado Leandro de Jesus (PL), a CPI do Planserv pretende apurar as constantes reclamações relatadas por servidores e seus dependentes sobre as dificuldades encontradas na realização de exames, consultas e atendimento de emergência em unidades da rede credenciada em toda a Bahia. A CPI, no entanto, precisa de um mínimo de 21 assinaturas para ser instalada.

Durante a sessão plenária desta última segunda-feira (7), o líder do governo na AL-BA, deputado Rosemberg Pinto (PT), afirmou conforme o Bahia Notícias, que a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, deverá ir à Assembleia Legislativa responder aos questionamentos sobre o plano de saúde. A data, segundo ele, ainda será agendada.

Sobre a restrição na realização de procedimentos, ele lembrou que o Planserv tem cotas de atendimento. “Inclusive, nós aprovamos aqui nesta casa legislativa um regramento para quantidade de consultas, então precisa ter algum tipo de controle”, destacou.

Veja também

Deputado defende na Assembleia Legislativa da Bahia folga para servidores que são pais de autistas; entenda

O deputado estadual Júnior Nascimento (União Brasil) encaminhou, através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!