O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Adolfo Menezes, recebeu, na última quinta-feira (16), a visita de cortesia da embaixadora María Teresa Belandria Expósito, designada por Juan Guaidó, ex-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, que não reconheceu o governo de Nicolás Maduro e autoproclamou-se presidente da República – obtendo o reconhecimento oficial de governos de vários país, entre eles, os Estados Unidos e o Brasil.
A embaixadora obteve as credenciais como representante da Venezuela em nosso país em 2019, em ato do governo do presidente Jair Bolsonaro. Na conversa entre os dois foram evitados temas relacionados com a situação interna do país amigo, sendo centrada na necessidade da busca de mecanismos capazes de pacificar a Venezuela e oferecer tranquilidade ao povo venezuelano.
O presidente Adolfo Menezes destacou a importância das negociações que estão se desenrolando no México, sob a intermediação do governo da Noruega, entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição venezuelana. Para o chefe do Legislativo baiano, “questões políticas só podem ser resolvidas com negociação e o povo venezuelano precisa de paz para superar a grave crise política e econômica que o país vive, agravadas pela pandemia global”.
Segundo a embaixadora María Teresa Belandria Expósito, a Venezuela tem US$ 7 bilhões (pouco menos de R$ 40 bilhões) sequestrados em bancos estrangeiros devido às sanções econômicas impostas pelos EUA por conta de violações dos direitos humanos. Ela também destacou a importância da solução política e revelou que as negociações também envolvem acordos para a liberação desses recursos para ajuda humanitária, alimentos e vacinas para o povo venezuelano nesse momento de crise.