domingo 17 de novembro de 2024
Na reunião com os estudantes, o presidente da ALBA afirmou que DJU ajuda a combater a criminalização da política Foto: Sandra Travassos/Agência ALBA
Home / DESTAQUE / Presidente da AL-BA diz que programa ‘Deputado Jovem Universitário’ é renovação
quarta-feira 21 de agosto de 2024 às 05:52h

Presidente da AL-BA diz que programa ‘Deputado Jovem Universitário’ é renovação

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Com a presença do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), os integrantes do programa Deputado Jovem Universitário participaram, no início da tarde desta última terça-feira (20), da foto oficial que registra a passagem dos 50 estudantes na 1ª edição do encontro. Na rampa de acesso ao Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, o chefe do Parlamento tirou selfies com os universitários e mostrou sua satisfação em receber os jovens que estão conhecendo de perto as experiências do mundo da política na Casa das Leis.

“Este ano o Legislativo estadual dá continuidade a esta iniciativa, que visa estimular a participação da juventude na política. Anteriormente, recebemos os estudantes de nível médio, agora os de nível superior. Em tempos de criminalização da política, vendida por alguns como atividade antipopular, a presença de jovens nesta Casa é um sopro de renovação e conscientização do papel dos legisladores”, ressaltou o presidente. Adolfo Menezes considerou ainda que a boa notícia “é que, fruto das edições passadas, nas eleições municipais de 2024 temos candidatos oriundos do Projeto Deputado Jovem”. O presidente lembrou também que está tramitando, na Assembleia Legislativa, projetos de lei elaborados pelos participantes e encampados por parlamentares.

Foi um dia especial para o jovem deputado Patrick Pereira, de 20 anos, estudante do município de Campo Formoso. Ele contou que “o presidente Adolfo lhe parabenizou, falando do seu orgulho em saber que um conterrâneo estava participando do programa”. Quem também mereceu a atenção do chefe do Legislativo, ao destacar o protagonismo da mulher no espaço da política, foi a presidente do DJU, Amanda Júlia Silveira, de 18 anos. Depois de uma grande articulação, na última segunda-feira (19), a estudante de Feira de Santana, onde cursa o segundo semestre de Direito, foi escolhida pelos pares em votação secreta.

“Como vou atuar no ramo do Direito, acredito que esse momento tem sido a confirmação de que esse é o universo que eu realmente quero. É um prazer enorme estar aqui na Assembleia, com tanta gente qualificada e uma equipe maravilhosa organizando este evento. Nunca imaginei ser presidente do Deputado Jovem Universitário, mas é uma forma de honrar meu pai Fábio Roberto e minha mãe, Juliana, que me apoiam e ensinam, com muito esforço, os caminhos para o meu futuro”, declarou a universitária, emocionada em homenagear os pais professores.

Durante a sessão ordinária da tarde, a presidente Amanda Júlia e os colegas, que ocupavam as Galerias Paulo Jackson, vivenciaram na prática, direto do Plenário Orlando Spínola, como ocorre uma reunião no Poder Legislativo. Logo depois, já de volta ao Auditório Jornalista Jorge Calmon, os jovens deputados acompanharam uma roda de conversa, com o tema Processos Eleitorais, a cargo do coordenador da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Jaime Barreiro.

As atividades do DJU, uma parceria da Escola do Legislativo e a Secretaria Estadual da Educação (SEC), começaram pela manhã com a cerimônia de posse, entrega dos diplomas e a simulação de uma sessão extraordinária para discutir um projeto de lei, de autoria do deputado jovem Kauan Dias, proibindo a instalação de câmeras nas viaturas e uniformes de policiais civis e militares. A proposição foi rejeitada pela maioria. O gerente do Departamento de Apoio Técnico da Diretoria Parlamentar, Ian Schwarz, e a coordenadora do programa A Escola e o Legislativo, Laura Ramos, informaram que a quarta-feira (21) será de muito trabalho. Desta vez, na Sala das Comissões, com deliberação de proposições.

Veja também

Movimentos pedem reforma inadiável da ONU e taxação dos super-ricos

Os movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada reunidos no G20 Social propõem aos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!