O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), sinalizou conforme publicou o portal Bnews, que as comissões permanentes da Casa continuarão sendo lideradas pelos mesmos partidos, mas que a troca de membros deve ocorrer. Atualmente, a AL-BA conta com 10 comissões permanentes, são elas: Agricultura e Política rural; Constituição e Justiça; Defesa do consumidor e Relações de trabalho; Direitos humanos e Segurança pública; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, e Serviço público; Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle; Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos; Saúde e Saneamento; e Direitos da Mulher.
“Já estive com os líderes para marcar uma reunião com a nova Mesa Diretora para que a gente já faça a programação de votação. Sobre as comissões, ficou acertado com os líderes que continuarão na mesma distribuição por partido. Vai mudar alguns membros”, afirmou o presidente da Casa ao Bnews. Atualmente, o PT e o PSD são os partidos que lideram o maior número de comissões com duas cada um.
Divisão das comissões por partido:
Agricultura e Política rural- PSD
Constituição e Justiça- PT
Defesa do consumidor e Relações de trabalho- PSDB
Direitos humanos e Segurança pública- PT
Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, e Serviço público- PSB
Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle- PP
Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo- DEM
Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos- Republicanos
Saúde e Saneamento- PSD
Direitos da mulher- PCdoB
A oposição na Assembleia comanda três das 10 comissões permanentes, são elas: Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Defesa do consumidor e Relações de trabalho; e Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos . As demais são presididas por partidos da base aliada da gestão estadual.