segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Ascom/AL-BA
Home / DESTAQUE / Presidente da AL-BA comemora liberação da Sputnik-V, mas crítica demora
sábado 5 de junho de 2021 às 06:46h

Presidente da AL-BA comemora liberação da Sputnik-V, mas crítica demora

DESTAQUE, NOTÍCIAS


“Temos que celebrar a liberação, nesta sexta-feira (4), por parte da Anvisa, da vacina russa Sputnik-V, mas a pergunta que não quer calar é: por que isso não foi feito antes, evitando a morte de milhares de nordestinos e de baianos, principalmente? A fórmula do imunizante não mudou, então por que os terraplanistas mudaram de ideia?”, questiona o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes.

Menezes relembra que, em fevereiro, a ALBA cerrou fileiras com o Governo do Estado para garantir, com o Fundo Russo de Investimentos, a possibilidade de trazer a vacina Sputnik V para o Brasil. “A Bahia deveria ser o primeiro Estado brasileiro a aplicar o imunizante desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia da Rússia (Centro Gamaleya). Deveriam já ter chegado 400 mil doses iniciais para atender à população, mas a desídia da Anvisa causou a morte de milhares de pessoal”, disparou o chefe do Legislativo estadual.

Em fevereiro, a ALBA ingressou como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade, impetrada no STF, para importar e distribuir vacinas contra o novo coronavírus sem registro na Anvisa, desde que homologadas por uma agência reguladora internacional de referência, que era o caso da Sputnik.

90% de eficácia

A Sputnik V – que leva o nome do primeiro satélite espacial soviético – o Sputnik-1, em 1957 – é a primeira vacina registrada do mundo baseada em vetor adenoviral humano, já tendo sido registrada em 63 países. É, hoje, uma das três vacinas no mundo com mais de 90% de eficácia,

A vacina foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia da Rússia, fundado em 1891 e que, em 1949, recebeu o nome de Nikolai Gamaleya, pioneiro da pesquisa russa em microbiologia.

Veja também

Israel ordena fechamento de um dos últimos hospitais no norte de Gaza

As autoridades israelenses determinaram, na noite desse último domingo (22), o fechamento de um dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!