Uma live com o escritor e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional, educacional e pessoal, Eduardo Shinyashiki, vai marcar o lançamento do Prêmio de Gestão Escolar 2020 (PGE). Será na próxima terça-feira (16), a partir das 16h30, com transmissão pelo facebook.com/consed, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). O Conselho promove a iniciativa em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).
De acordo com a coordenadora do PGE e secretária de Educação do Tocantins, Adriana Aguiar, a suspensão das aulas presenciais nas escolas provocou uma mudança importante no formato do prêmio e esta será a principal novidade da edição deste ano. Em 2020, a iniciativa vai reconhecer práticas exitosas das escolas que, no momento de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia.
A coordenadora do PGE na Bahia, Shirley Costa, falou que as escolas no Estado terão bons exemplos para compartilhar. “A edição especial do Prêmio Gestão Escolar chega como uma grande oportunidade para as escolas da Bahia. Isso porque, é evidente o movimento inovador de gestores baianos ao se reinventarem para manter a motivação dos professores e, consequentemente, o vínculo com os estudantes, valorizando as múltiplas aprendizagens, mantendo a escola viva e acolhedora, mesmo com o prédio físico fechado”, afirmou.
Sobre o prêmio – Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país. Nessas duas décadas, cerca de 40 mil inscrições de escolas foram registradas e mais de oito milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos diretores inscritos.
A edição 2020 do PGE tem o patrocínio da Fundação Itaú para Educação e Cultura, e conta com a parceria da Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, UNESCO, UNICEF E UNIVESP.