quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Premiação destaca esforços pela conservação da Mata Atlântica na Bahia
quarta-feira 19 de julho de 2023 às 19:25h

Premiação destaca esforços pela conservação da Mata Atlântica na Bahia

NOTÍCIAS


Em uma cerimônia realizada no Centro de Convenções de Praia do Forte, no município de Mata de São João, na terça-feira (18), o Conselho Nacional da Reserva da Bioma da Mata Atlântica (RBMA) premiou instituições ambientais e certificou Postos Avançados na região, bem como empresas que se destacaram pelo compromisso com a preservação da Mata Atlântica. O evento contou com a representação da gestão ambiental do estado da Bahia, com a presença do chefe de gabinete do Inema, Welton Rocha, da diretora de Unidades de Conservação, Jeanne Sofia Tavares, e da coordenadora de Programas e Projetos da Sema, Poliana Gonçalves.

“Essa premiação destaca o comprometimento das entidades em contribuir para a proteção desse valioso ecossistema e enfatiza a relevância do esforço coletivo da sociedade na preservação da Mata Atlântica. É uma valorização dos esforços daqueles que trabalham diariamente para proteger o meio ambiente. Essa cerimônia proporciona uma oportunidade para reconhecer o papel fundamental desempenhado por esses verdadeiros guardiões na preservação desse patrimônio ambiental”, destacou o chefe de gabinete do Inema, Welton Rocha.

Os homenageados com o Prêmio Muriqui foram entregues para Valdo Oliveira, do Portal Tupinambá, situado em Massarandupió, município de Entre Rios, e o Instituto Popular Trilha das Flores, localizado em Salvador. As instituições reconhecidas como Postos Avançados da RBMA foram para o Vale Encantado, também situado na capital baiana, e o Meliponário Pólen Dourado, localizado em Mata de São João. A empresa homenageada como Amiga da RBMA foi a Braceell, com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, localizada entre os municípios baianos de Entre Rios e Itanagra.

“A Sema está comprometida em fortalecer parcerias para ampliar nossas ações em prol da Mata Atlântica e também buscando expandi-las para outros biomas do estado da Bahia. Juntos, poderemos alcançar resultados significativos e contribuir ainda mais para a proteção da biodiversidade de nossa região. Além disso, estamos empenhados em fortalecer diálogos e buscar oportunidades que garantam a preservação e conservação desse valioso ecossistema”, destacou Poliana, representando a secretaria.

Adriana de Castro, coordenadora do Comitê Estadual da RBMA na Bahia, explicou que os Postos Avançados representam verdadeiras “vitrines” da Reserva da Biosfera. “Para que um local (como Áreas Protegidas, Centros de Pesquisa, Núcleos de Educação Ambiental e outros) seja reconhecido como, é necessário que nele sejam desenvolvidas de forma contínua e exemplar, pelo menos duas das três funções de uma Reserva da Biosfera (conservação, desenvolvimento sustentável e pesquisa tradicional e científica)”, explicou Castro, que também é gestora da APA Litoral Norte.

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica é a pioneira entre as unidades declaradas no Brasil pela Rede Mundial de Reservas da Biosfera. Com uma extensão de cerca de 89 milhões de hectares, ela se destaca como a maior reserva da biosfera com cobertura florestal em todo o planeta. Sua abrangência engloba áreas naturais da Mata Atlântica presentes em 17 estados brasileiros, incluindo a Bahia, permitindo que suas ações ocorram em escala integral dentro desse bioma.

O Prêmio Muriqui foi instituído pelo Conselho Nacional RBMA, visando incentivar ações que contribuam para a conservação da biodiversidade, o fomento e divulgação dos conhecimentos tradicional e científico e a promoção do desenvolvimento sustentável na área da Mata Atlântica. O Prêmio é reconhecido hoje como uma das mais importantes homenagens às ações ambientais no país.

Veja também

‘É injustiça tachar Forças Armadas de golpistas’, diz nova presidente do Superior Tribunal Militar

A presidente eleita do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, afirmou que é injusto chamar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!