domingo 17 de novembro de 2024
Foto: Bruno Concha/PMS
Home / NOTÍCIAS / Prefeituras-Bairro ultrapassam 12 mil atendimentos para Junta Militar em seis meses
terça-feira 16 de julho de 2024 às 18:47h

Prefeituras-Bairro ultrapassam 12 mil atendimentos para Junta Militar em seis meses

NOTÍCIAS


Toda a documentação relacionada ao serviço de alistamento militar obrigatório aos 18 anos (atestados, certificados e 2ª vias) pode ser obtida nas dez Prefeituras-Bairro espalhadas por Salvador: Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Valéria. Nos primeiros seis meses deste ano, as unidades atenderam 12.360 mil solicitações.

As unidades descentralizadas da Prefeitura têm ajudado os cidadãos a resolver, de forma célere, as demandas relacionadas à Junta Militar. A solicitação da segunda via da carteira de reservista levou André Luís Souza, 38 anos, à sede da Prefeitura-Bairro Barra/Pituba. “Estou dependendo desse documento e me indicaram vir aqui. Foi a melhor coisa que fiz, fui muito bem atendido, todo serviço ofertado de maneira rápida e eficaz”, elogiou ele, que finalizou o pedido em pouco mais de 15 minutos. “Ainda vai dar tempo de correr para o trabalho sem atraso”, comentou.

Além do alistamento, as unidades promovem a emissão da segunda via do certificado, atestado de desobrigação de serviço militar e segunda via de incorporação. Funcionário da Prefeitura-Bairro Barra/Pituba, Ricardo Neiva Andrade atua há 12 anos no serviço. Ele destacou que todas as demandas relacionadas à Junta Militar podem ser resolvidas de forma muito célere nas unidades espalhadas por Salvador.

“Recebemos muitos jovens que, ao completar 18 anos, precisam se alistar. Além deles, temos as situações de solicitações de segunda via e certificados”, explicou, acrescentado que o alistamento também pode ser feito on-line, através do site oficial das Forças Armadas (https://alistamento.eb.mil.br/). Andrade frisou ainda que nos casos de solicitação de dispensa do serviço, os processos também podem ser acompanhados virtualmente.

O compromisso com a Junta Militar é legal, valendo para os jovens do sexo masculino, que completaram 18 anos neste ano. Quem não cumprir com o alistamento obrigatório fica impossibilitado de tirar passaporte, se matricular em uma instituição de ensino superior e assumir cargos públicos.

Como agendar

Para ter acesso ao serviço é necessário agendar através do portal Salvador Digital, no endereço https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/.  No ato do atendimento é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento.

Veja também

Homem é condenado a 22 anos de prisão por homicídio de policial militar em Salvador

Após acusação do Ministério Publico da Bahia (MP-BA), Ailton Rezende Pereira foi condenado a 22 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!