Nos dois primeiros meses do ano, as dez Prefeituras-Bairro de Salvador atingiram, juntas, a marca de 100 mil atendimentos. As estruturas, coordenadas pela Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, têm como intuito descentralizar os serviços da administração municipal, tornando a Prefeitura mais próxima dos cidadãos.
O titular da pasta, Luciano Sandes, comemora a marca expressiva, atribuindo o resultado à consolidação da Prefeitura-bairro como um importante meio de interlocução da Prefeitura com o cidadão. “A meta é superar os números de 2022, quando fechamos o ano com 640 mil atendimentos”, prevê Sandes
A auxiliar administrativa Janaina Silva, moradora dos Barris, relata que a unidade municipal é um facilitador na hora de resolver qualquer problema. “Eu já estive aqui, na Prefeitura-Bairro Centro, várias vezes. Já fiz cartão do SUS, já solicitei poda de árvore pra minha rua, até serviço da Coelba, que não é nem da Prefeitura, eu já resolvi aqui. Realmente é um local que tem um atendimento muito bom e que nos ajuda muito”, conta.
Já para a aposentada Eliaci de Santana, de 76 anos, a Prefeitura-Bairro é o local onde ela encontra seus medicamentos de uso diário. “Eu faço a retirada do meu medicamento de pressão aqui. É um remédio que eu tenho que tomar todos os dias e aqui eu consigo pegar gratuitamente”, relata a idosa.
De acordo com Alan Muniz, diretor da Prefeitura-Bairro Centro/Brotas, o trabalho realizado em equipe age como um facilitador na vida da população. “As pessoas chegam aqui com os mais diversos problemas e nós estamos preparados para auxiliar e encontrar uma solução eficaz para cada situação”, conta o gestor.
Atualmente Salvador conta com dez unidades de Prefeitura-bairro, sendo elas Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Valéria, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e Liberdade/São Caetano.
Em cada unidade, os moradores do bairro e comunidades adjacentes podem usufruir de cerca de 400 serviços, dentre eles marcações de consultas e exames, emissão do Cartão SUS, cadastramento para o Bolsa Família e programas como o Primeiro Passo, além de solicitações de limpeza, tapa-buracos e iluminação. Parcerias com órgãos como o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Junta Militar e INSS também oportunizam a prestação de serviços.
Hora Marcada – Os atendimentos nas dez Prefeituras-bairro são realizados mediante agendamento prévio, através do site horamarcada.salvador.ba.gov.br ou pelo aplicativo Fala Salvador Cidadão. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.