sexta-feira 22 de novembro de 2024
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura vai utilizar no Carnaval sistema de controle online de iluminação
terça-feira 18 de fevereiro de 2020 às 04:54h

Prefeitura vai utilizar no Carnaval sistema de controle online de iluminação

NOTÍCIAS


A implantação do sistema de telegestão da iluminação pública de Salvador é uma das principais ações que coloca a capital baiana no patamar de Smart Cities, conceito que define o desenvolvimento urbano conectado à tecnologia da informação e aos avanços da internet. O recurso tecnológico já está funcionando na Avenida Mãe Stella de Oxóssi, Bonfim, Elevador Lacerda e Espaço Colabore, no Parque da Cidade. Durante o Carnaval 2020, o monitoramento da qualidade da energia e do consumo em tempo real também será realizado no Circuito Dodô (Barra/Ondina). O sistema administrado pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), ligada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), tem sido estendido por toda a cidade. Até o final deste ano, a previsão é que 10 mil pontos de iluminação sejam controlados pela plataforma digital.

A ferramenta permite o controle, monitoramento e operação remota da iluminação, provendo um avanço na manutenção, modernização e redução dos custos. A tecnologia agrega diversos alarmes que detectam lâmpadas queimadas, o perfil horário de funcionamento atrelado ao nascer e pôr do sol, controle de fluxo luminoso, medição em tempo real dos consumos de cada luminária e também cria uma malha de conectividade capaz de associar diversos outros dispositivos de controle, gerando informação em tempo real aos gestores. Significa dizer que técnicos e gestores do sistema, com o uso do celular ou computador, podem por exemplo ligar e desligar luzes de postes e ainda receber via e-mail e SMS informações de qualquer problema relacionado a iluminação da cidade.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A gestão de iluminação através do software é realizada por meio de uma plataforma online, que permite o controle e o monitoramento através de controladoras de luminárias e do dispositivo Bridge, ferramenta que por meio de uma rede de comunicação possibilita a interação entre as controladoras e o software. Dentre as vantagens da tecnologia está além da redução do consumo de energia, a identificação automática de ocorrências, resolução de problemas de forma online e redução dos prazos de atendimento.

De acordo com o diretor de Iluminação Pública, Júnior Magalhães, a tecnologia somada a substituição de luminárias convencionais por LEDs geram uma economia significativa nos gastos com iluminação pública, além de proporcionar mais qualidade na prestação do serviço ao cidadão soteropolitano. “Essa é uma tendência mundial, controlar e operacionalizar a distância a iluminação pública. Temos feito em toda a cidade, vamos ampliar para muitos pontos até o final deste ano, além de usar também no Carnaval”, afirma o diretor.

Redução comprovada

Na nova avenida Mãe Stella de Oxóssi foi implantado um sistema completo de telegestão, com 82 controladores, permitindo a prefeitura gerir toda iluminação através de smartphones, conhecendo em tempo real tudo que acontece com a iluminação da via. Durante a primeira quinzena de abril de 2019, primeiro mês de pleno funcionamento dos equipamentos, o consumo foi de 3.251,176kWh, enquanto os últimos dados coletados em novembro apresentaram 2.451,185kWh, ou seja, uma redução de aproximadamente 25,59% do consumo. “Esses números significativos demostram uma economia importante”, ressalta o diretor. Outro exemplo de eficiência do sistema foi no período das fortes chuvas, nos últimos meses, quando uma das luminárias saiu de sua posição original, e imediatamente o alarme foi enviado para a plataforma, permitindo uma rápida intervenção e evitando assim riscos de acidentes.

Smart Cities – Smart Cities ou Cidades Inteligentes são aquelas capazes de “conversar” com seus cidadãos através de dispositivos conectados e associados a Internet das Coisas, de forma a facilitar a interação cidade x cidadão, melhorando a capacidade de resposta do poder público perante as demandas da sociedade. Salvador é a única cidade do Nordeste no ranking IESE Cities in Motion Index, que elenca as smart cities (cidades mais inteligentes) do mundo. A lista total tem 165 cidades, de 80 países, e foi divulgada em 2018. A capital baiana ocupa a 147ª posição no ranking internacional, que traz Nova York (EUA) como a primeira colocada pelo segundo ano consecutivo.

Veja também

Eliminação da violência contra a mulher é tema de sessão especial na AL-BA

Nesta sexta-feira (22), logo mais às 9h, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!