As empresas interessadas em montar camarotes para o Carnaval 2020 já podem solicitar autorização à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), responsável pela fiscalização da montagem e funcionamento das estruturas. Os camarotes que iniciarem a montagem sem autorização do órgão serão embargados.
Para solicitar a licença, os interessados devem comparecer na sede da pasta, localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), no edifício Empresarial Thomé de Souza, de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 17h. A lista completa com a documentação necessária para realizar o procedimento está disponível no site da Sedur.
Até o momento, quatro camarotes já solicitaram a licença: Planeta Band, Harém, Via Folia e Salvador. “O Carnaval é só próximo mês, mas já é preciso se organizar desde agora para assegurar que a festa seja um sucesso. O trabalho da Sedur é ostensivo antes, durante e depois e, assim como nos anos anteriores, seremos muito criteriosos para garantir a segurança da maior festa de rua do planeta”, afirma o secretário da Sedur, Sérgio Guanabara.
Na pré-operação de Carnaval, as equipes do órgão inspecionam a montagem das estruturas e orientam os responsáveis sobre os horários de carga e descarga de materiais e equipamentos, a não-ocupação dos espaços públicos, além da obrigatoriedade da recomposição de possíveis áreas danificadas em decorrência da montagem.
Os fiscais também alertam para a necessidade de uma série de critérios essenciais para o funcionamento das estruturas, como os equipamentos de proteção contra incêndio, se o sistema de aterramento foi efetuado de forma adequada, rota de fuga, e itens como sinalizadores, balizadores e extintores.
Durante os dias da festa, as equipes atuam em regime de 24 horas para garantir que todas as estruturas funcionem de acordo com a legislação. Após o evento, o trabalho é dedicado à desmontagem. O objetivo da operação da Sedur é garantir o ordenamento e sucesso da festa.