O módulo assistencial montado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na Colina Sagrada para atendimento dos fiéis durante a tradicional Lavagem do Bonfim registrou redução significativa no número de ocorrências esse ano. No total, foram 90 acolhimentos realizados, uma diminuição de 46% em relação ao festejo de 2020, quando foram contabilizados 166 atendimentos.
Os atendimentos clínicos relacionados aos sintomas como enjoo, dor de cabeça e tontura foram as principais causas de admissão no posto, com 82 acolhimentos. Outro dado importante registrado na festa foi o alto índice de resolutividade da estrutura montada. Apenas um paciente precisou ser transferido para uma unidade hospitalar para dar continuidade ao tratamento e realizar exames complementares.
“Tivemos uma festa marcada pela tranquilidade e devoção dos fiéis. Montamos uma mega estrutura para atender baianos e turistas que necessitassem de uma assistência durante a festa, mas felizmente tivemos um quantitativo reduzido de ocorrências”, destacou o titular da SMS, Decio Martins.