O encerramento acontece nesta quinta-feira (18) com uma apresentação dentro da temática de Mobilidade e Logística Urbana
Nesta quarta-feira (17) aconteceu a visita da missão de início do Programa de Integração, Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental do Município de Camaçari. Para isso, uma comissão da CAF – Corporação Andina de Fomento (CAF) – conhecida como Banco de Desenvolvimento da América Latina, se reuniu com o prefeito Elinaldo Araújo, secretários municipais e equipe técnica das pastas, na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov).
A reunião foi técnica, com o intuito de fazer os alinhamentos para iniciar o desembolso do empréstimo junto ao banco, que é no valor total de US$ 80 milhões (cerca de R$ 300 milhões). Os temas abordados foram: comunicações oficiais, cumprimento de condições, cronograma e plano de aquisições, aspectos ambientais e sociais, relatórios, diretrizes de contratação CAF, desembolso e prestações de contas, reembolso e reconhecimento de investimentos e gastos, visitas de acompanhamento, condições prévias do primeiro desembolso e revisão do manual de operação.
“Estamos vivendo um momento muito importante, de ver a assinatura dos nossos contratos andando de maneira muito rápida, o que é muito bom para o nosso município. Já vamos publicar a nossa Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), organizada por seis pessoas, que vai se relacionar com o banco”, afirmou o prefeito Elinaldo.
O secretário de Governo, José Gama, destacou o objetivo da reunião. “Este é um encontro para tirar as dúvidas, para que a gente não comece errado. Agora, é partir para licitação, contrato e execução do financiamento. Usar esse empréstimo da melhor forma possível para atender a comunidade”.
O Programa Municipal propõe intervenções em vários aspectos, como infraestrutura, mobilidade, turismo, educação, meio ambiente e na modernização e gestão de dados urbanos, dentre outros.
A executiva da Direção de Projetos de Desenvolvimento Social da CAF, Bárbara Zamora, falou sobre o objetivo da missão de início. “É poder compartilhar com a prefeitura todos os processos que são necessários para iniciar a execução do programa. É uma missão que vamos transmitir os conhecimentos dos processos da CAF para poder iniciar de maneira operativa a execução do programa”.
Estavam presentes membros da CAF, o executivo Senior Brasil, José Rafael Neto, o executivo principal da Direção de Projetos de Desenvolvimento Social, Paulo de Tarso Rodrigues, e o executivo principal da Direção de Análise e Avaliação Técnica de Infraestrutura, Andres Alcalá, representantes do Ministério da Economia, da Secretaria de Assuntos Internacionais, as gerentes de projetos, Necy Yonamine e Wanda Taquary. Além de diversos secretários municipais.
A programação seguiu no turno da tarde com a revisão do cumprimento das condições prévias ao primeiro desembolso, coordenação do primeiro pedido de desembolso e simulações do pedido do primeiro desembolso e de uma prestação de contas.