sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Bruno Concha/PMS
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura realiza mais de 3 mil ações preventivas no feriado prolongado
segunda-feira 16 de outubro de 2023 às 15:36h

Prefeitura realiza mais de 3 mil ações preventivas no feriado prolongado

NOTÍCIAS


Entre a última quinta-feira (12) e domingo (15), feriadão de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou mais de 3 mil ações preventivas no trecho de orla entre Jardim dos Namorados e Ipitanga. Desse total, 62 foram de salvamentos e 19 crianças perdidas foram entregues aos responsáveis. As praias com maiores ocorrências foram Armação, Pituaçu, Jaguaribe, Piatã, Itapuã e Stella Maris – um óbito foi registrado na Boca do Rio.

O órgão também entregou mais de 2,5 mil pulseiras infantis aos pais e responsáveis por crianças, além de realizar procedimentos de primeiros socorros e cursos/palestras. “Neste feriadão a gente já esperava uma crescente nas ocorrências. O mar estava muito perigoso, e recebemos um fluxo fora do comum dos dias normais. As praias estavam cheias”, disse o coordenador do Salvamar, Kailani Dantas.

Orientações e contatos

Dantas alerta sobre os cuidados que devem ser tomados na hora do banho de mar, especialmente neste período da primavera, quando as correntezas marítimas são mais intensas. “É imprescindível que o banhista procure tomar banho de mar próximo a um posto salva-vidas, não consumir bebidas alcoólicas, não se aventurar nas águas, sempre estar atento às crianças e observar com atenção as sinalizações. Essas são as medidas mais seguras de minimizar os riscos de afogamento”, pontuou.

A Salvamar conta com 270 agentes, distribuídos em 40 postos, em um trecho de 28 km entre as praias do Jardim de Alah até Ipitanga. Os profissionais têm a missão de proteger e alertar os banhistas, evitando afogamentos ou outros incidentes. A Coordenadoria de Salvamento Marítimo conta moto aquática, pés-de-pato, pranchas, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes.

Além do contato direto com os agentes nas praias, em caso de emergência os banhistas podem recorrer ao serviço pelo telefone (71) 3202-4970. Já nos trechos fora da área de cobertura da Salvamar, deve ser acionado o Grupamento Marítimo de Salvador (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Veja também

Indiciados pela PF por tentativa de golpe negam acusações; veja o que dizem

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro, os ex-ministros Braga Netto (Defesa e Casa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!