Acontece nesta sexta-feira (17), das 8h às 17h, o Mutirão de Vacinação contra Influenza em Salvador. No total, serão 90 pontos de imunização entre postos fixos e drive-thrus espalhados por toda cidade. Devido à megaestrutura montada para o mutirão, a vacinação contra Covid-19 estará suspensa nesse dia.
Para facilitar o acesso ao imunizante, locais com grande circulação de pessoas como shoppings, supermercados, estações de transbordo e as sedes das Prefeituras-Bairro também participarão da mobilização. A estratégia é voltada para os moradores da capital baiana com idade igual ou superior a seis meses de idade que ainda não foram imunizadas contra a gripe esse ano.
No ato da vacinação, os indivíduos deverão apresentar, obrigatoriamente, um documento de identificação com foto e o cartão SUS vinculado ao município de Salvador. Ou seja, as pessoas com cartão SUS vinculado a outras cidades não serão contemplados pela vacinação.
“Estaremos com todas nossas equipes mobilizadas para ampliar de forma significativa a cobertura da vacinação contra gripe. A medida faz parte da série de esforços da Secretaria Municipal da Saúde para conter o avanço do surto de influenza na cidade. Por isso, estamos convocando toda a população para participar da estratégia nesta sexta”, explicou o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.
Brinquedos
A campanha de vacinação também será um momento onde os soteropolitanos poderão exercer a solidariedade. Isso porque os pontos de imunização também estarão recebendo brinquedos para fazer mais feliz o Natal de crianças carentes. Os brinquedos arrecadados serão entregues para instituições de apoio a crianças em vulnerabilidade socioeconômica do município.
Casos
Salvador registrou, nas últimas 24 horas, mais 38 casos da influenza H3N2. Com isso, sobre para 147 o número de ocorrências de gripe notificados na cidade em 2021. Desse total, 144 casos são do subtipo H3N2 e foram notificados entre o final do mês de novembro e início de dezembro.
Na quarta-feira (15), foi divulgado o primeiro óbito por H3N2 este ano na capital. Uma idosa de 80 anos, que estava internada numa unidade hospitalar da rede privada do município, faleceu no dia 11 de dezembro em decorrência de complicações ocasionadas pelo vírus da gripe.