domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: André Carvalho / Ascom Semge
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura prepara servidores para atuarem em comissões de heteroidentificação de concursos públicos
quarta-feira 6 de novembro de 2024 às 15:06h

Prefeitura prepara servidores para atuarem em comissões de heteroidentificação de concursos públicos

NOTÍCIAS


A Secretaria Municipal de Gestão (Semge) está realizando a formação de membros para atuar em Comissões de Heteroidentificação de concursos públicos e processos seletivos da Prefeitura. A atividade visa instruir sobre políticas afirmativas e trabalhar pilares como o conhecimento e identificação das características fenotípicas relacionadas a candidatos negros nos certames.

A formação está sendo ofertada para 120 colaboradores, entre servidores e empregados públicos que atuam nos núcleos internos do Comitê do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) , além de membros do Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN).

Dentre os temas trabalhados na formação, que tem carga horária prevista de nove horas, estão a fundamentação legal para as cotas raciais e composição das Comissões de Heteroidentificação, aspectos históricos e conceituais relacionados às cotas raciais e as etapas que envolvem as participações nas comissões.

“Com a formação, trabalhamos os parâmetros que devem ser seguidos de forma a dar lisura aos concursos e processos seletivos realizados pela Prefeitura, mas, sobretudo, garantir que a reparação histórica seja efetivada no serviço público municipal”, destacou o titular da Semge, Rodrigo Alves.

A formação ocorreu em parceria com a Secretaria da Reparação (Semur) e o Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN). A secretária da Semur, Ivete Sacramento, destacou a importância do trabalho da comissão.

“Vocês vão ter uma missão árdua nas próximas comissões e terão que ser ainda mais valentes do que nos outros tempos. Não ter medo de afirmar quando o candidato não for negro e quiser ter acesso as cotas. Precisamos empretecer a Prefeitura porque nós temos 82% da população negra na capital”, finalizou.

Veja também

Deputado defende na Assembleia Legislativa da Bahia folga para servidores que são pais de autistas; entenda

O deputado estadual Júnior Nascimento (União Brasil) encaminhou, através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!