A Superintendência de Patrimônio da União na Bahia (SPU) vai transferir para a prefeitura segundo o jornal Correio, o controle total sobre as praias de Salvador.
A decisão, segundo publicação, deve ser anunciada em breve e foi tomada após negociações entre o novo chefe do órgão, coronel Salomão Santana, e o secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, Sérgio Guanabara.
Com a concessão de posse, o prefeito ACM Neto (DEM) ganha respaldo legal para tocar um projeto idealizado por ele desde o primeiro mandato: realizar uma série de intervenções urbanísticas, ambientais e de requalificação turística na faixa litorânea que pertence à União.
Barracas de praia
Apesar do sigilo sobre os planos para as praias da cidade, está descartado o retorno das barracas, definitivamente demolidas em 2010. A garantia foi dada ao juiz Carlos D’Avila Teixeira, da 13ª Vara Cível Federal da Bahia. Autor da sentença que levou à derrubada dos equipamentos, Teixeira deixou claro que, a princípio, não se opõe ao acordo, desde que não ressuscitem o antigo modelo de exploração comercial da orla.