A Prefeitura de Iuiu decretou a proibição das atividades não essenciais e circulação de pessoas, o chamado lockdown, para conter o avanço do novo coronavírus. A medida valerá entre os dias 2 e 8 de agosto. A proibição de vendas de bebidas alcoólicas valerá pelo mesmo período.
Segundo informações da prefeitura, durante o período de lockdown, apenas estabelecimentos comerciais considerados essenciais poderão funcionar, mas com horário reduzido. A autorização ocorrerá das 7h até as 17h. São eles:
- farmácias, laboratórios e clínicas médicas (exceto as odontológicas);
- supermercados, mercearias, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros e quitandas;
- lojas de conveniência;
- lojas de venda de alimentação para animais, produtos médico veterinários e abastecimento agrícola;
- distribuidoras de gás e água mineral;
- padarias;
- postos de combustíveis;
- oficinas mecânicas, borracharias e lava-jatos;
- agências e correspondentes bancários;
- unidades lotéricas;
- serviços funerários;
- serviços postais;
- telecomunicações e internet;
- lojas de comercialização de produtos saneantes;
- demais serviços públicos expressamente autorizados pelo Comitê COVID-19;
A partir desse horário, ainda de acordo com a prefeitura, apenas o funcionamento de farmácias, postos de gasolina e hospital estarão liberados.
A prefeitura informou também que estará proibida, também entre 2 e 8 de agosto, a venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos comerciais da cidade (sede, Distrito de Pindorama e comunidades rurais). Supermercados e mercearias também não poderão fazer a comercialização.
Já a entrada de veículos de distribuidoras de bebidas alcoólicas estarão proibidos de entrar na cidade entre 30 de julho e 8 de agosto. Mais detalhes sobre as medidas podem ser vistos aqui.
O serviço de delivery estará proibido na cidade durante o período. O mesmo ocorrerá com cultos, missas e manifestações religiosas.