Em atuação desde março do ano passado, a força-tarefa da prefeitura de Salvador que fiscaliza o cumprimento de decretos municipais em razão da pandemia da covid-19 já interditou conforme levantamento publicado pelo BNews, 8.400 estabelecimentos comerciais por descumprimento das medidas de restrição. Em um ano de trabalho, a equipe liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e com apoio da Polícia Militar (PM-BA) realizou 366 mil ações fiscais, sendo mais de 357 mil vistorias, cassou 100 alvarás e dispersou aproximadamente 700 aglomerações em vários pontos da cidade.
De acordo com a Prefeitura, os fiscais percorrem diariamente os 170 bairros da capital baiana para fazer valer os decretos que têm como objetivo reduzir a disseminação da Covid-19.
Os estabelecimentos que mais infringem as regras são os bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias. Entre os bairros que lideram o ranking de descumprimento dos decretos estão Cajazeiras, Pernambués, São Marcos, Itapuã, Fazenda Grande do Retiro e Boca do Rio.
Denúncias
Devido à pandemia de Covid-19, o cidadão poderá fazer denúncias ao serviço apenas de maneira remota. Os canais são os aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador, site www.codecon.salvador.ba.gov.br, ou o Fala Salvador, pelo site www.falasalvador.ba.gov.br ou telefone 156.