A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Subcoordenação de Cuidados Transversais em Saúde, da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (APS) e do setor de acompanhamento das ISTs/HIV/Aids, está promovendo diversas atividades para ampliar o acesso à prevenção combinada ao HIV. As ações fazem parte da mobilização pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, e se estenderão ao longo de todo o mês com eventos educativos, rodas de conversa e iniciativas de engajamento social.
A técnica no enfrentamento das ISTs na Subcoordenadoria de Cuidados Transversais da Atenção Primária da SMS, Jéssica França, destaca que as ações têm como foco a educação e a comunicação em saúde. O objetivo é qualificar a rede para acolher e atender populações vulneráveis. “Identificamos, por meio de dados epidemiológicos, as populações mais afetadas pelas ISTs. A partir disso, trabalhamos para ampliar o acesso aos métodos de prevenção combinada, promovendo estratégias baseadas na equidade para garantir acolhimento e acesso aos serviços de saúde”, explica.
A chefe do setor de equidade da Diretoria de Atenção Primária da SMS, Manuela Brito, reforça o trabalho da pasta no atendimento a grupos vulneráveis, como o coletivo LGBTQIA+ e outras populações em situação de risco. “Nosso foco são as populações que, do ponto de vista epidemiológico, apresentam maior incidência de HIV, como jovens, pessoas privadas de liberdade e em situação de rua, além daquelas que enfrentam barreiras devido ao racismo e estigmas, como a população negra e as profissionais do sexo”, ressalta.
Mirelle França, enfermeira e referência técnica das ECTs, relata que as ações visam informar e conscientizar, pois muitos desconhecem os benefícios da prevenção combinada ou não sabem como acessá-la. “Enfrentamos o desafio de superar estigmas e preconceitos que limitam o acesso aos serviços de saúde. Por isso, promovemos campanhas informativas nas unidades de saúde e redes sociais, além de ações itinerantes em locais estratégicos como escolas, empresas e organizações da sociedade civil. Também realizamos a capacitação contínua dos profissionais de saúde”, comenta.
Programação
As atividades começaram no domingo (1º) pela manhã, com a Caminhada Ato Pela Vida, realizada no Porto da Barra. Durante o evento, foram distribuídos insumos de prevenção, como preservativos e gel lubrificante, além de informações sobre a rede de saúde e orientações sobre prevenção combinada. No mesmo dia, a SMS participou da Parada Centro Histórico do Orgulho LGBT+, promovida no Farol da Barra.
Na terça-feira (3), será realizada uma qualificação sobre Prevenção Combinada ao HIV, das 8h às 17h, na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), no Comércio, voltada para profissionais da saúde da rede municipal. Além disso, estão programadas rodas de conversa com líderes das Paradas LGBT de bairro no dia 5, com o Coletivo de Drags no dia 14 e com o evento “Chá Trans – GGB” no dia 19.
Entre os dias 2 e 20 de dezembro, equipes da SMS estarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) para reforçar as ações educativas e distribuir insumos de prevenção.
Prevenção combinada
A prevenção combinada é uma abordagem inovadora no enfrentamento ao HIV e outras ISTs, que combina diferentes métodos de proteção, adaptados às necessidades individuais. A estratégia inclui opções como preservativos, gel lubrificante, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP), testagem rápida, vacinação, diagnóstico precoce, tratamento e redução de danos.
Os serviços estão disponíveis nas UBS, USF e Serviços de Atenção Especializada (SAE). Além disso, preservativos e gel lubrificante podem ser retirados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prefeituras-Bairro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.