Para iluminar o maior Carnaval do mundo, a prefeitura de Salvador desenvolveu um estudo denominado luminotécnico. O trabalho foi realizado durante cinco meses por engenheiros especializados no setor para implantar uma operação especial.
No total, foram instalados mais de 4 mil projetores de 400 a 1000W, sendo 1.700 mil na Barra-Ondina, 1.880 no Centro e 428 nos bairros. Nos dois principais circuitos, foram instaladas 1.200 luminárias “low bay”, conhecidas como robocop, que deixam o ambiente ainda mais claro.
Além dos circuitos, a iluminação foi instalada em todos os espaços importantes para os foliões, a exemplo de pontos de ônibus, táxi e mototáxi, estações do metrô, bairro onde há palcos, áreas de atuação de ambulantes e foodtrucks e fluxo de pessoas. Para cada local, foi definido um tipo de luminária ou projetor de acordo com as características da rua ou região.
“Estou muito satisfeito com o trabalho, o empenho da equipe em fazer o melhor. Acho que conseguimos entregar algo muito positivo e de qualidade à população. Já que realizamos o maior Carnaval do mundo, fizemos também a maior iluminação pública para um evento aberto ao público”, declarou o diretor de Iluminação Pública, Júnior Magalhães.
Para o funcionamento das estruturas, 110 técnicos da Diretoria de Iluminação foram distribuídos em 19 equipes circulam pela cidade 24 horas, em ronda permanente.