A Prefeitura de Salvador, através da Defesa Civil (Codesal), iniciou as instalações de geomantas em duas áreas de risco da cidade visando a proteção dos moradores. As ordens de serviço foram assinadas no último sábado (22) pela vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT). Ela visitou os bairros da Fazenda Grande do Retiro e de Pirajá ao lado do diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo.
As áreas contempladas foram a travessa Francisco Sales, no bairro de Pirajá, e a Av. General San Martin, na Fazenda Grande do Retiro. A aplicação da técnica visa ampliar as ações de mitigação aos efeitos climáticos em Salvador, que se destaca na política de proteção à vida do cidadão, prevenção a desabamentos e deslizamentos, mapeamento das áreas de risco e monitoramento climático.
“A gestão municipal vem investindo em técnicas de segurança e de proteção à vida, seja com contenções de encosta, macro drenagem ou geomantas. Essas ações garantem a preservação da vida das pessoas diante de uma topografia tão complexa que temos em Salvador”, disse Ana Paula Matos.
Segundo Sosthenes Macedo, a Codesal já mapeou 160 áreas de risco e aplicou 261 geomantas, com mais 26 em execução e autorizadas. “É muito bom caminhar pelas ruas da cidade, identificando as necessidades, as áreas de risco apontadas pelas equipes da Codesal e poder assim ofertar as soluções de proteção para os soteropolitanos”, disse.
A aplicação das geomantas já levou segurança para mais de 5,8 mil famílias. A tecnologia é de cobertura provisória para impermeabilização das encostas formadas por um composto de PVC e geotêxtil com cobertura de cimento jateado de rápida instalação e baixo custo.