Termina em 8 de outubro o prazo para o cadastro da Educação Infantil que as famílias de crianças fora da escola devem fazer junto à Secretaria Municipal da Educação (Smed) com objetivo de pleitear vaga para o ano letivo de 2020. Podem ser cadastradas crianças de dois a cinco anos nascidas de 01/04/2014 a 31/03/2018. Alunos matriculados em unidades escolares municipais não precisam realizar o cadastro.
Neste ano, a Smed inovou com o cadastro eletrônico, proporcionando agilidade em todo o processo que antes era feito apenas presencialmente. “Esse é mais um avanço que construímos na rede municipal de Salvador. O cadastramento pela internet é uma forma de facilitar a vida dos pais ou responsáveis, dando mais agilidade ao processo”, afirma o titular da Smed, Bruno Barral.
Ele explica que o cadastro eletrônico também tem o objetivo de nortear o estudo de demanda e de oferta das escolas da rede municipal, da rede privada conveniada e credenciada com o município. Com isso, é possível criar um panorama mais seguro para construção ou locação de imóvel para ampliação de vagas da Educação Infantil.
Para efetuar o cadastro, o responsável pela criança deverá entrar no site www. educacaoinfantil. salvador. ba. gov. br e seguir o passo-a-passo. A inscrição também pode ser feita presencialmente em qualquer unidade escolar da rede municipal ou nas Prefeituras-Bairro. É necessário o CPF do responsável e a certidão de nascimento da criança, que deverá residir em Salvador ou ilhas de Maré, de Bom Jesus e dos Frades. Durante o período de cadastro, os pais ou responsáveis poderão alterar as informações prestadas, caso necessário.
Nos casos de prioridade, que são o público alvo da educação especial (pessoa com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades) e crianças beneficiárias do programa Bolsa Família ou que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), os documentos comprobatórios de prioridade deverão ser entregues em alguma escola da rede municipal.
Distribuição eletrônica – A Smed realizará em 29 de novembro a distribuição eletrônica das vagas para o ano letivo de 2020. As crianças contempladas terão os nomes publicados no site da instituição na mesma data. A confirmação da matrícula deverá ser efetuada entre o período de 02 a 06/12/2019 na escola de contemplação.
Dúvidas sobre a utilização do sistema podem ser esclarecidas através do Fala Salvador (156) ou em um posto de atendimento presencial.