sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura informa que capital baiana terá mais 169 ônibus com ar condicionado
segunda-feira 13 de setembro de 2021 às 05:02h

Prefeitura informa que capital baiana terá mais 169 ônibus com ar condicionado

NOTÍCIAS


Quem utiliza o transporte coletivo em Salvador poderá contar, em breve, com 169 novos ônibus, todos com ar condicionado. O anúncio foi feito na última sexta-feira (10) pelo prefeito Bruno Reis (DEM), que está em São Paulo acompanhado do secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller. Ambos visitaram a fábrica da montadora durante a manhã para conhecer de perto os novos veículos que farão parte da frota regular da cidade.

“Todos sabem que o maior problema de Salvador é o transporte público. Mesmo em um momento de crise, que foi agravado pela pandemia, estamos fazendo a maior aquisição (de ônibus) no Brasil, inclusive é a maior entrega que a montadora está fazendo este ano dentre os seus compradores. Com a chegada desses ônibus, praticamente 40% de toda a frota terá ar condicionado. Essa política será seguida, ano a ano, de investir e renovar os ônibus até a totalidade da frota na cidade”, declarou Bruno Reis.

Atualmente, a cidade possui 199 veículos climatizados. Com a nova aquisição, a cidade passa a contar com uma frota de 368 veículos deste tipo. “Em que pese o sistema ainda estar sofrendo os efeitos da pandemia, que agravou ainda mais a situação financeira das empresas, com uma aquisição deste porte Salvador sinaliza claramente seus objetivos para o transporte público, buscando oferecer mais qualidade e conforto para a população que utiliza os ônibus da cidade”, destacou Muller.

Os veículos serão operados pelas empresas OTTrans e Plataforma e começam a ser entregues ainda este mês de setembro, de forma escalonada, e já poderão entrar de forma imediata na operação. Até o final de outubro, todos os ônibus devem estar em circulação na cidade.

As linhas que receberão os novos veículos ainda estão sendo definidas e serão anunciadas em breve. “Daremos preferência às linhas que transportam um maior número de usuários e que tenham percursos mais longos, passando por grandes corredores de tráfego”, completou o secretário.

Os novos veículos terão motor de combustão a diesel do tipo Euro 5, que emitem até 60% menos a descarga de óxido de nitrogênio na atmosfera, além de reduzir também a emissão de monóxido de carbono e hidrocarbonetos totais, entre outros gases poluentes. Compostos por equipamentos de acessibilidade, os ônibus possuem capacidade de transporte padrão para, aproximadamente, 40 passageiros sentados.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!