terça-feira 24 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Prefeitura inaugura requalificação total da Colina Sagrada nesta sexta
quinta-feira 3 de outubro de 2019 às 11:09h

Prefeitura inaugura requalificação total da Colina Sagrada nesta sexta

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Faltando poucos dias para a canonização de Irmã Dulce, impulsionando o turismo religioso em Salvador, a Prefeitura inaugura nesta sexta-feira (04), às 10h, a segunda etapa da requalificação da Colina Sagrada, que integra o Caminho da Fé, corredor ligando as obras sociais da primeira santa brasileira à Basílica do Bonfim. A solenidade de inauguração começa na Baixa do Bonfim e termina na basílica, com a presença do prefeito ACM Neto, de autoridades religiosas e do trade turístico.

Com projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a segunda etapa da requalificação da Colina Sagrada envolveu intervenções na Baixa do Bonfim e a implantação do novo Velário e da Casa da Água Benta. Essas duas obras na basílica, por sinal, irão tornar o templo mais seguro, sobretudo para evitar incêndios. A Casa da Água Benta também ganhou um painel de madeira de Bel Borba.

No entorno da basílica, as obras envolveram o redesenho da parte baixa, que ficou integrada aos arcos da Ladeira do Bonfim, com implantação de paisagismo, nova pavimentação e iluminação em LED, proporcionando ambiente mais seguro e agradável para a população.

O Mercado dos Arcos foi requalificado e o centro da Praça Euzébio de Matos ganhou um pequeno palco para realização de eventos pela comunidade. Nesse local, também foi construído um estacionamento público com baias para ônibus e vagas para vans e motocicletas. A ligação entre as partes alta e baixa da Colina Sagrada passa a contar com rampas e escadarias reposicionadas, seguindo o conceito de acessibilidade universal.

Etapas

A requalificação da Colina Sagrada, que em sua totalidade teve um investimento de R$14,3 milhões, foi realizada em duas etapas. A primeira delas foi concluída em janeiro passado e ocorreu na parte alta, com a ampliação da Praça do Largo e nova pavimentação. A Praça do Largo passou a ser interligada com as escadarias da basílica, passando uma sensação de continuidade, com piso em pedra portuguesa marcado por mosaico e grafismos.

Há cinco meses, já havia sido entregue a restauração de parte do interior da Basílica do Senhor do Bonfim, cuja intervenção artística foi coordenada pela Prefeitura. O serviço de restauro incluiu a recuperação da capela-mor, cobertura, restauração do retábulo do altar-mor e do forro, escada atrás do nicho e instalações elétricas. Além disso, também foram restauradas as portas de acesso às sacristias, tribunas, molduras dos óculos do forro e pilastras decoradas.

Diretriz

A requalificação da Colina Sagrada tem como diretriz a preservação e valorização do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico da Colina Sagrada do Senhor do Bonfim, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao longo dos anos, a Igreja do Bonfim e entorno constituíram um importante ponto da identidade cultural baiana, de expressivo valor afetivo para os fiéis.

A requalificação da Colina Sagrada contempla ainda o chamado Caminho da Fé. As obras para execução desse projeto foram iniciadas em junho passado e visam transformar a Avenida Dendezeiros, que liga o Memorial de Irmã Dulce (Largo de Roma) à Basílica do Bonfim (Bonfim), em um local de peregrinação de fiéis, impulsionando o turismo religioso na capital baiana. A previsão é que a intervenção seja concluída em meados de 2020.

Veja também

Bolsas da Europa operam em alta modesta, em dia de pregão mais curto antes do feriado de Natal

As bolsas europeias operam em alta modesta na manhã desta terça-feira (24), em dia de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!