segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/PDT
Home / DESTAQUE / Prefeitura estuda construir a Maternidade Municipal no Hospital Salvador
quarta-feira 8 de fevereiro de 2023 às 08:58h

Prefeitura estuda construir a Maternidade Municipal no Hospital Salvador

DESTAQUE, NOTÍCIAS, SAÚDE


A vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Paula Matos (PDT), afirmou em entrevista a Gabriel Lopes e Leonardo Almeida, do Bahia Notícias, que a prefeitura lançará uma comissão para estudar a viabilidade da construção da primeira Maternidade Municipal no Hospital Salvador, na Federação. Apesar de admitir a possibilidade, a vice-prefeita destacou ao Bahia Notícias que a localidade não é a única analisada pela SMS.

Ana Paula comentou que chegou a visitar o local na semana passada, junto de engenheiros da Defesa Civil (Codesal), mas não conseguiu entrar no hospital. Segundo a secretária, a alocação da Maternidade Municipal para a unidade de saúde seria interessante pela boa localização e também pela estrutura que o edifício fornece.

“Na semana passada mandamos uma equipe da Defesa Civil com os nossos engenheiros, mas não conseguimos entrar. Lá [Hospital Salvador] não é a única possibilidade, mas é possível sim que seja lá porque ele é bem localizado, tem uma estrutura. Então hoje, existe sim a Maternidade que vamos dar ordem de serviço neste ano, mas onde vai ser depende de estudos. Vamos lançar em breve uma comissão no Diário Oficial para fazer esse estudo”, disse Ana Paula.

A secretária de saúde afirmou que a avaliação do local será técnica e comentou da possibilidade da realização de um retrofit (requalificação) da localidade que será escolhida pela prefeitura. Além disso, Ana Paula não descartou que a maternidade possa ser construída do zero.

“A gente só vai tomar essa decisão depois de olhar cada instalação, a possibilidade de fazer um retrofit ou não, a possibilidade de reorganizar. A gente também já está buscando locais para construção, a diferença é que a construção demora um pouquinho mais de tempo porque tem questão de terreno. A gente vai olhar diversas coisas: a existência de vazios assistenciais, então é uma avaliação técnica; a facilidade de acesso em determinado local, que mesmo que eventualmente não tenha um vazio seja um local fácil; e terceiro, acesso a viabilidade técnica, não só no sentido da necessidade assistencial, mas se aquela instalação é adequada”, afirmou Ana Paula.

O Hospital Salvador está paralisado desde o final de 2021. No ano passado, a unidade hospitalar foi atingida por dois incêndios, um em outubro e outro em novembro. Desde que as atividades foram encerradas, o espaço foi ocupado por pessoas em situação de rua.

Em discurso de abertura da Câmara Municipal (CMS), o prefeito Bruno Reis (União Brasil) se comprometeu a realizar a entrega da maternidade ainda neste ano. Além disso, o chefe do Executivo destacou a importância da iniciativa para a ampliação da assistência às gestantes, área em que a prefeitura já atua através do Programa Mãe Salvador.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!