segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Lucas Moura/Secom
Home / DESTAQUE / Prefeitura e Bloomberg avaliam ações de segurança viária em Salvador
quarta-feira 8 de junho de 2022 às 16:08h

Prefeitura e Bloomberg avaliam ações de segurança viária em Salvador

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A segurança viária da capital baiana e seus avanços foram temas de um encontro nesta semana entre representantes da Prefeitura de Salvador e da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), entidade internacional que trabalha com as principais organizações mundiais que visam a segurança no trânsito. A líder do time de Saúde Pública e CEO da Iniciativa, Rebecca Bavinger, e toda equipe da BIRGS vieram à capital baiana para escutar os planos e projetos do município para a promoção de um trânsito mais seguro.

A visita faz parte da assistência técnica prestada pela Bloomberg e visa reiterar o compromisso e cooperação da iniciativa com o município para promover a segurança viária. Além da reunião para debater estratégias, a equipe internacional visitou algumas áreas da cidade que passaram por intervenções viárias recentemente, como implantação de Zona 30 ou redesenho do trânsito, e também conheceu o Núcleo de Operação Assistida, a central de videomonitoramento da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

As estratégias que a capital tem adotado para reduzir o número de lesões e mortes nas vias, a exemplo da readequação de velocidade, foram elogiadas pela instituição internacional. “Geralmente, falar sobre velocidade é um assunto não muito popular até que os cidadãos vejam o impacto disso. Uma vez que eles percebem a redução de mortes e sinistros, e que a cidade está mais segura para os seus filhos, para os seus avós e para eles próprios, aí eles começam a exigir mais. Então, é muito impressionante que a cidade escolha priorizar a readequação de velocidade nas áreas com maior incidência de fatalidades”, avalia Rebecca Bavinger.

O encontro realizado nesta semana contou ainda com a participação de representantes da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), da Secretaria de Comunicação (Secom), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

Resultados

Na última década, entre 2011 e 2020, a capital baiana conseguiu reduzir o número de mortes no trânsito em mais de 50%. O resultado positivo foi alcançado graças às ações multidisciplinares que a Prefeitura, através da Transalvador, tem feito na cidade com o apoio da Iniciativa Bloomberg.

Implementação de conceitos internacionais de engenharia de tráfego e mudanças viárias, a exemplo do Zona 30, fiscalização, campanhas de comunicação e atividades de educação para o trânsito são alguns exemplos. Além disso, ao longo de todo o ano, a administração municipal tem veiculado campanhas educativas em diversas mídias e realizado um trabalho de educação para o trânsito em escolas, órgãos públicos e empresas da capital baiana.

Junto a isso, o redesenho urbano e a fiscalização têm contribuído para salvar vidas no trânsito. Somente de janeiro a maio de 2022, cerca de 27 mil veículos motorizados foram fiscalizados em Salvador.

Além dos dados positivos, o superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos, ressalta que a cooperação com a Iniciativa Bloomberg tem contribuído para mudar o pensamento das pessoas sobre o trânsito. “A partir deste trabalho conjunto que temos feito em Salvador, os cidadãos já cobram muito mais ações voltadas à segurança viária por compreenderem que o resultado disso é extremamente positivo, ajudando a prevenir mortes e a promover mais qualidade de vida” afirma Passos.

Parceria

A Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança no trânsito, no sentido de implementar e coordenar atividades de segurança com atores governamentais e não governamentais do país. Desde 2020, a entidade trabalha em conjunto com a Prefeitura de Salvador para promover a segurança no trânsito da capital baiana. O acordo de cooperação tem vigência até 2025.

Veja também

Israel ordena fechamento de um dos últimos hospitais no norte de Gaza

As autoridades israelenses determinaram, na noite desse último domingo (22), o fechamento de um dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!