A Prefeitura de Salvador publicou em edição do Diário Oficial do Município desta terça-feira (21) os protocolos sanitários para a retomada dos eventos esportivos na capital, conforme anunciado anteriormente pelo prefeito Bruno Reis (DEM), a exemplo de provas de corrida, natação, ciclismo, entre outros. Os eventos poderão acontecer todos os dias da semana e em qualquer horário, exceto para espaços localizados em shopping centers ou centros sem acesso independente.
O limite de participantes deverá ser de 75% da capacidade total do local, não podendo exceder o limite máximo de pessoas definido na legislação municipal via decreto, atualmente em 1000 pessoas. Para isso, fica vedada a presença de torcida ou público, sendo somente permitido os atletas, participantes e o quadro de colaboradores e organizadores.
Para evitar aglomerações, não serão permitidas a montagem de tendas e stands de empresas, assessoria, massagens, patrocinadores, entre outros. Grupos de alongamento, aquecimento, aulas de danças, atrações musicais e outras ações em grupo também estão vetadas.
Nos eventos em espaços fechados, como ginásios e centros esportivos, todos devem ser orientados a deixar o local após a participação no evento. Pessoas do grupo de risco só devem participar com consentimento médico e medidas como a aferição de temperatura e o uso de máscaras continuam em vigência.
Para esportes com contato físico, a exemplo de artes marciais, os competidores devem apresentar resultado negativo de teste RT-PCR realizado dois dias antes da data do evento ou a comprovação de esquema vacinal com duas doses ou dose única. A Carteira de Vacinação Digital, divulgada pela prefeitura na última semana, também é válida.
O protocolo completo pode ser verificado no https://www.dom.salvador.ba.gov.br/