O ano de 2019 foi de muito trabalho para a Prefeitura de Vitória da Conquista, através da equipe da Coordenação de Renda e Cidadania e Gestão do Bolsa Família, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), com resultados positivos que chegaram à população através de serviços como atualização cadastral, novo cadastro, balcão de dúvidas sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e benefícios como o Bolsa Família.
Ao todo, foram realizados 114.262 atendimentos na sede da Semdes, na Prefeitura da Zona Oeste Prefeitura de Vitória da Conquista, na Subprefeitura de José Gonçalves, Bolsa Família Móvel e equipes itinerantes.
Segundo a coordenadora de Renda e Cidadania e gestora do Bolsa Família, Vida Amaral, os resultados alcançados são frutos da vontade política da gestão municipal em ofertar o acesso ao CadÚnico às famílias mais necessitadas. Para isso, a descentralização do atendimento foi fundamental: “Hoje nós contamos com uma equipe itinerante que atende às famílias nos Cras, facilitando acesso em seu próprio território, sem precisar se deslocar até a Secretaria”, explica.
Aumento no IGD
Tal expansão no atendimento possibilitou que o Município alcançasse, no mês de outubro, 93,69% de Índice de Gestão Descentralizada (IGD), o melhor índice desde que o Programa Bolsa Família foi implantado. “Esse número colocou Vitória da Conquista em primeiro lugar no Brasil entre os municípios de mesmo porte. Para isso, além do trabalho de nossa equipe, contamos com a parceria das Secretarias de Saúde e Educação que são responsáveis pelos acompanhamentos das condicionalidades dos beneficiários do programa”, destacou Vida.
Acessuas Trabalho
Outro destaque para a Coordenação foram as atividades do Programa de promoção de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) que desenvolveu oficinas de empregabilidade, palestras sobre o mundo do trabalho e o Programa de Orientação Profissional (POP) nos Creas e Cras das zonas urbanas e rural, com a participação de mais de 2500 pessoas. “Destacamos aqui a nossa oficina de cachecol no tear de prego, que ofereceu para os participantes uma possibilidade de renda extra, com baixo custo para compra de materiais”, salientou Vida.
A Coordenadora também destaca as capacitações ofertadas para as equipes do CadÚnico ao longo do ano, que possibilitaram a melhoria no atendimento ao usuário: “A gestão municipal investiu muito neste ano na formação dos servidores e isso possibilitou que nós alcançássemos os melhores resultados em 2019”, declarou Vida.