Atualmente a prefeitura de Vitória da Conquista conta com oito Centros de Referências de Assistência Social (Cras) que ofertam serviços de referência, atendimento e acompanhamento às pessoas e/ou famílias em situação de vulnerabilidade na sua área de abrangência do território, de maneira protetiva, proativa e preventiva a evitar os riscos sociais. No Cras a família é o ponto central do atendimento/acompanhamento e não é por acaso que ele é tratado como um espaço privilegiado das famílias nos territórios.
Para melhorar o atendimento e ampliar a oferta de serviços nos diversos territórios de atuação dos Cras, o Governo Municipal vem investindo na contratação de novos servidores e na capacitação das equipes com investimentos em assessorias para o reordenamento das ofertas da Política de Assistência Social do Município.
Nos últimos três anos foram contratados, por meio de seleção, 57 profissionais (de nível médio e superior) o que vem possibilitando a ampliação dos serviços e programas ofertados à população nos Cras, como a implantação do programa Primeira Infância no SUAS.
“Desde o início de 2017, o Governo Municipal vem investindo no fortalecimento da Política de Assistência Social em Vitória da Conquista para isso, fizemos uma seleção para contração de novos servidores e também contratamos as especialistas Dirce Koga e Débora David para colaborar no reordenamento de nossa rede de atendimento e capacitações de nossas equipes, sempre pensando na ampliação de nossa oferta e na qualidade de nosso atendimento”, ressaltou a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos.
O Cras oferece atendimentos socioassistenciais através da equipe técnica multiprofissional e se articula com unidades de atendimento de outras políticas públicas com o objetivo de garantir a indivíduos e famílias acesso aos seus direitos. O Centro contribui para o fortalecimento do vínculo familiar, social e comunitário, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SFVC) que realiza atendimento em grupos considerando as faixas etárias e as especificidades dos ciclos de vida. Atualmente o município conta com 19 SFVC que estão vinculados aos oito Cras.
“Com o reordenamento que estamos fazendo a partir das orientações das assessorias pretendemos ampliar a oferta destes serviços considerando sempre as necessidades observadas de cada território. Antes os grupos eram criados a partir do perfil da equipe ou demanda espontânea, agora os grupos serão ofertados mediante a necessidade da comunidade, exemplo, grupo de idosos em bairros que tem um maior número de idosos, de crianças em bairros que tenha maior número de crianças, sem desconsiderar os territórios de vivência com suas vulnerabilidades e riscos socais e etc”, explicou a coordenadora de Planejamento e Vigilância Socioassistencial Cléa Malta.
Mas para que as ações sejam ofertadas de forma a atender as necessidades das pessoas assistidas pelos serviços, o Governo Municipal vem investindo massivamente em capacitações do corpo técnico e gestores com convidados especialistas em assistência social conhecidos nacionalmente como o subsecretário de Assistência Social de Belo Horizonte José Crus e a ex-secretária Nacional de Assistência Social Denise Colim. “Nós fizemos questão de incluir nestas capacitações os educadores sociais que nunca tiveram a oportunidade de fazer parte dos processos formativos ao longo da história do SUAS municipal ” explicou o diretor de Assistência Social Michael Farias.