A Prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, flexibilizou um decreto para que alguns pontos comerciais da cidade voltem a funcionar a partir desde sábado (28).
As flexibilização vale para hortifrútis, frigoríficos, lojas de alimentos para animais e produtos agropecuários, hotéis e pousadas, lojas de material de construção, marmorarias, vidraçarias, serralherias e todos os estabelecimentos ligados à cadeia produtiva da construção civil, lojas de autopeças, borracharias e oficinas mecânicas.
O decreto anterior, que suspendia todo o comércio do município, estaria válido até o domingo (29). Apesar da nova medida, escolas da rede municipal e estabelecimentos privados de ensino, incluindo universidades e faculdades particulares, seguem fechados.
Antes da determinação que pedia o fechamento dos pontos comerciais, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista pediram a suspensão do funcionamento do comércio varejista. Com a flexibilização do decreto, os varejistas pediram para que também possam voltar a funcionar, mas a prefeitura ainda não se pronunciou sobre a situação.
Até esta sexta-feira (27), Vitória da Conquista não tinha casos confirmados da doença. O município registrou 123 casos suspeitos; 35 foram descartados.