A prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última semana, a entrega de Carteirinhas de Identificação de Pacientes com Fibromialgia – síndrome que causa dores por todo o corpo e por longos períodos.
De acordo com a Lei Municipal 1.694/2023, as empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicas e privadas, são obrigadas a dispensar durante todo o horário de expediente, atendimento preferencial para pessoas diagnosticadas com “Fibromialgia”. As empresas comerciais que recebem pagamentos de contas deverão incluir os portadores de Fibromialgia nas filas já destinadas aos idosos, gestantes, durante todo horário de funcionamento. As empresas devem fixar em lugar visível, através de cartazes, adesivo ou qualquer outro material de divulgação, sobre o atendimento preferencial para que a população em geral tenha conhecimento. A identificação dos beneficiários se dará por meio de cartão expedido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde.
Pessoas com Fibromialgia podem solicitar a expedição do Cartão diretamente no Multicentro de Saúde de Senhor do Bonfim, localizado na Rua Floriano Peixoto (ao lado da 25 de Janeiro) das 08h às 12h, e das 14h às 17h, todas as quintas-feiras, por meio de consulta com a Assistente Social, mediante apresentação de laudo ou declaração médica firmada por reumatologista, ortopedista, psiquiatra, neurologista, algologista e clínico geral.
“A entrega dessas carteirinhas em Senhor do Bonfim será muito importante, pois garantirá o direito destes bonfinenses, resguardados pela Lei Municipal, a qual possibilitará que o paciente com fibromialgia tenha um melhor atendimento onde quer que esteja, bem como possibilitará que a população conheça um pouco mais sobre a doença”, comentou Renata Mercês, Secretária Municipal de Saúde.
O que é Fibromialgia?
A fibromialgia é uma doença crônica que tem como principal sintoma dor constante por todo o corpo. Ainda não tem causa conhecida e atinge, principalmente, mulheres entre 30 a 55 anos. Mas homens, pessoas idosas, crianças e adolescentes também podem ter a doença.