A curva do contágio da doença está subindo consideravelmente e já são 21 casos
O Centro de Atendimento a COVID-19 completou um mês em funcionamento e durante este período foram realizados 201 atendimentos, sendo 130 do sexo masculino e 71 do sexo feminino, com faixa etária entre 3 a 83 anos. A unidade implantada pela Prefeitura de São Gonçalo dos Campos funciona porta aberta e recebe pacientes com suspeita da doença. Estes pacientes chegaram na unidade com sintomas gripais, falta de paladar e dor de cabeça. Até a segunda-feira (08/06), 21 casos foram confirmados de covid-19 no município e uma pessoa faleceu da doença.
A unidade de tratamento oferece 4 leitos de isolamento, sala de triagem e recepção. O Centro de Atendimento de COVID funciona 24 horas no Hospital Municipal de São Gonçalo dos Campos e foi implantado onde funcionava o Centro de Fisioterapia. O local conta com duas etapas de atendimento. Na primeira, o paciente passa pela triagem feita pela enfermagem. A segunda recebe atendimento médico.
“Implantamos o Centro de Atendimento a COVID-19 para oferecer tratamento específico aos pacientes com a doença. Em nossa cidade não está sendo fácil conscientizar a comunidade sobre o isolamento social, mas neste momento é nossa principal forma de prevenção. Faça constantemente a higienização das mãos e quem puder fique em casa. Vamos juntos preservar vidas”, destacou o prefeito Carlos Germano.
Por telefone
Além do atendimento que já é realizado, há profissionais de saúde atendendo as ligações das pessoas que estejam com suspeita da doença. Através do telefone, o paciente é orientado sobre as medidas que deve tomar diante do quadro de saúde relatado. Com esse tipo de serviço, as pessoas só precisarão sair de casa, se de fato for necessário e indicado. O contato é com a Vigilância Epidemiológica em horário comercial através do número (75) 98880-0896 ou via e-mail viepsg@hotmail.com.
Mais ações
A Prefeitura de São Gonçalo dos Campos também direcionou ambulâncias para atendimento a pacientes com suspeita de covid, adquiriu 700 testes rápidos, instalou barreiras sanitárias nas rodovias de acesso ao município e realiza higienização sanitária nas ruas principais do comércio e no centro de abastecimento.
São feitas atualizações de boletins epidemiológicos diariamente, bem como ampla divulgação de vídeos e cards educativos com orientações sobre prevenção e combate a COVID 19 na cidade. Este material pode ser conferido nas redes sociais e site da prefeitura municipal.