domingo 22 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Salvador promove projeto de incentivo ao aleitamento materno
sexta-feira 2 de agosto de 2019 às 11:41h

Prefeitura de Salvador promove projeto de incentivo ao aleitamento materno

NOTÍCIAS


Um projeto de incentivo ao aleitamento materno será promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). O lançamento será realizado na segunda-feira (5), na sede da Sempre, na Avenida Estados Unidos, 50, Comércio, às 8h30. Desenvolvido pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), o projeto Amamentar Sempre tem o objetivo de sensibilizar gestantes, puérperas, nutrizes e familiares sobre a importância da amamentação.

As ações serão realizadas em agosto, que tem os primeiros dias dedicados à Semana Mundial do Aleitamento Materno, período instituído desde 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Durante todo o mês, a equipe técnica da Cosan vai desenvolver atividades de incentivo e apoio ao aleitamento materno nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital baiana.

A medida visa contribuir para o alcance das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre essas metas estão combater a fome, alcançar a segurança alimentar, assegurar uma vida saudável e promover bem-estar para todas as idades.

A secretária da Sempre, Ana Paula Matos, lembra que o aleitamento materno traz benefícios para os bebês e também para as mães – dentre eles, a diminuição do risco de contaminação, que pode ocorrer no preparo de outros tipos de leite. “Atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social e conscientizá-las da importância da amamentação é papel da Sempre, através da Cosan, que já realiza um trabalho de extrema importância nesse sentido. Com esse projeto, queremos chegar ainda mais longe, alcançar mais pessoas e ajudar no resgate de vidas”, completa.

O coordenador do Cosan, Gabriel Falcetta, destaca que estudos comprovam que o aleitamento materno contribui para a redução das taxas de mortalidade infantil, e impacta na diminuição de gastos familiares. “Os Cras atendem um público formado, principalmente, por famílias que estão em situação de pobreza e extrema pobreza. Por este motivo, torna-se imprescindível a sensibilização da população para uso da amamentação como estratégia de segurança alimentar e nutricional”, destacou.

Dinâmica – O projeto Amamentar Sempre será desenvolvido de forma continuada e permanente pela Cosan, dada a importância da amamentação para a nutrição, prevenção de doenças a curto e longo prazos, fortalecimento de vínculo mãe-filho e economia familiar. A ação também alcançará outras unidades descentralizadas da secretaria, como os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).

Durante as ações, os técnicos vão responder as principais dúvidas da população relacionadas à amamentação. Dentre elas estão a posição, pega, ordenha manual, conhecimento sobre o comportamento normal do bebê amamentado, número de mamadas ao dia, duração das mamadas e prejuízos associados ao uso de mamadeiras e chupetas.


Programação:

Veja também

Autoridades iniciam investigações do maior acidente rodoviário do Brasil

Autoridades federais e de Minas Gerais já iniciaram as investigações para apurar o acidente que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!