O plantio de árvores para compensação dos vegetais que serão retirados por conta das obras do BRT em Salvador teve início nesta última terça-feira (17). A atividade contou com participação de 31 estudantes da Escola Municipal Luiz Anselmo, que plantaram mudas de ipê e pata-de-vaca em parte do canteiro da Via Expressa, próximo do acesso ao bairro da Soledade. A localidade receberá um total de 300 árvores nos próximos dias.
Segundo a prefeitura, outras 1700 árvores serão plantadas no entorno dos corredores segregados por onde vai circular o BRT, a exemplo da Avenida ACM, e também no Parque da Cidade. Com isso, Salvador ganhará duas mil novas árvores como forma de compensar a supressão de 154 vegetais para a implantação do novo modal de transporte.
Na primeira etapa, o BRT, ônibus articulado com ar-condicionado, menos poluente e que vai circular em vias próprias, sem pegar tráfego, ligará o Parque da Cidade à região do Shopping da Bahia. O modal será 100% integrado ao metrô e aos ônibus comuns e, com a implantação de viadutos e elevados previstos nas obras, a mobilidade para quem anda de carro ou bicicleta também irá melhorar.