A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) realiza três atividades educacionais gratuitas voltadas para pessoas com deficiência em Salvador. São dois cursos, um de Formação de Audiodescritores e o outro de Soroban, além de uma palestra sobre Atendimento Educacional Especializado.
O Curso de Formação de Audiodescritores começa nesta quinta-feira (18) e segue até o dia 22 de agosto, sempre às quintas-feiras, das 9h às 12h, na sede do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comped), na Rua Engenheiro Silva Lima, em Nazaré. São 35 vagas e as inscrições seguem até esta quarta-feira (17) através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdz9Qr–SA_hr2OLzOn9XFv9AuhneHsQo9hRzXSENZLP8ICrw/viewform .
Com carga horária total de 40 horas, sendo 24 horas presenciais e 16 horas dedicadas a atividades propostas, o curso visa capacitar profissionais na técnica de audiodescrição, essencial para acessibilidade em eventos culturais e audiovisuais.
Já o Curso de Soroban teve início nesta terça-feira (16) e será concluído no dia 13 de agosto, às terças-feiras, das 8h30 às 12h, também no Comped. Com carga horária de 20 horas e turma de 35 alunos, o curso apresenta o chamado ábaco japonês, utilizado como ferramenta educacional para o desenvolvimento matemático de pessoas com deficiência. As inscrições foram encerradas na segunda-feira (15).
Já a palestra sobre Atendimento Educacional Especializado acontecerá no próximo dia 26, das 8h às 12h, no Auditório da Sempre, na Rua da Argentina, Comércio. Ministrada pela Diretora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Daiane Pina, a palestra abordará diversos aspectos do atendimento educacional especializado, destacando caminhos múltiplos para a inclusão educacional. As inscrições seguem até esta terça-feira (16), através do formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScs_Cw470ls3fCnCMa9vJysRfrcjNXAMnCG8Zz1TwEWnhUkvw/viewform?pli=1.
“As atividades foram planejadas para oportunizar o acesso de pessoas com deficiência a capacitações e debates fundamentais para sua integração e desenvolvimento no mercado de trabalho e na sociedade em geral”, declarou Daiane Pina.