O Castramóvel, serviço móvel de castração de cães e gatos oferecido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Dipa/Secis), segue com a realização de atendimentos no estacionamento da Prefeitura-Bairro Itapuã, na Avenida Dorival Caymmi, 17, próximo ao Nacs Itapuã. A ação acontece no local até após o Carnaval, e atende três animais por CPF, distribuindo cerca de 25 fichas por dia.
![](https://i0.wp.com/acessepolitica.com.br/wp-content/uploads/2025/02/12-02-2025-Castramovel-PB-Itapua-Fotos-Otavio-Santos-SECOM-PMS-4.jpg?resize=618%2C434&ssl=1)
Para garantir o atendimento, o agendamento deve ser feito presencialmente, e os tutores precisam levar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação com antirrábica em dia (com validade de 1 ano). O animal deve estar em jejum de 8 a 12 horas e ter entre 6 meses e 5 anos de idade.
Os gatos são atendidos às segundas, quartas e sextas, enquanto os cachorros são atendidos às terças e quintas. Além da castração, há também a vacinação antirrábica para cães e gatos nesta quinta (13) e sexta-feira (14), das 8h30 às 12h.
“Ações como o Castramóvel são fundamentais para o bem-estar dos animais e para a saúde pública. Nosso compromisso aqui, em parceria com a Dipa, é trazer esse serviço para mais próximo da população, garantindo mais cuidado e responsabilidade com os pets”, afirmou o diretor da Prefeitura-Bairro Itapuã, Danilo Farias.
O serviço tem sido altamente valorizado pelos tutores, como Sandra Peruna, de 44 anos. “Uma castração é uma fortuna. Eu vim castrar minha gata aqui e a Prefeitura está de parabéns, espero que esse serviço continue”, declarou.
Também tutor, Antônio Carlos de Souza, de 46 anos, também enfatizou que o Castramóvel se tornou uma importante ferramenta no combate à superpopulação de animais nas ruas e aos abusos cometidos contra eles. “Fico muito grato à Prefeitura pela iniciativa, pois essa é a segunda vez que uso o serviço”, afirmou, ao levar o gato de estimação.