Tornar a rotina dos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Salvador mais leve e saudável, este é um dos objetivos da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Somente neste ano, o órgão investiu R$ 500 mil na requalificação da infraestrutura do Samu. Conforme a SMS, o objetivo desses investimentos é a obtenção de uma maior resolutividade nos atendimentos de rotina e de pacientes suspeitos de Covid-19.
Além disso, a gestão considera as requalificações como um incentivo aos trabalhadores da linha de frente de combate ao vírus. Pensando nisso, foi implantada um novo sistema para melhorar os mais de 10 mil atendimentos mensais que necessitam de regulação e comunicação com as ambulâncias. “Essa ação se soma ao empenho de entregar espaços com tecnologia de ponta, com a contratação também de pessoas para operar o quadro e engajar mais esforços para a fluidez no trabalho”, diz Ivan Paiva, coordenador do Samu Salvador.
A verba também foi destinada para pintura geral, revisão da instalação elétrica e de ar, assim como requalificação do telhado no complexo central do Samu localizado no bairro do Pau Miúdo, além de melhorias das bases descentralizadas do serviços. “Mesmo diante de uma situação de tanta complexidade, continuamos encarando essa pandemia com muita seriedade e compromisso. Essa é mais uma ação que adotamos em prol da população e dos profissionais que têm se dedicado ao enfrentamento, dessa que com certeza é a maior crise de saúde pública vivida nos últimos 100 anos”, afirma Paiva.
“Sabemos da importância de que as viaturas estejam em boas condições e funcionando a todo vapor, porque é o momento em que as pessoas estão mais precisando dessa locomoção para serem socorridas”, destacou.
Em fase final, a ampliação do Centro de Material e Esterilização (CME) será entregue no próximo mês com equipamentos modernizados para assegurar a limpeza adequada dos objetos utilizados no socorro às vítimas. Em uma rede social, o secretário municipal de Saúde, Leo Prates postou imagens da visita que fez à sede do Samu Salvador no começo do mês, quando foram autorizados os serviços, e destacou que fará uma nova visita para observar as melhorias realizadas.