Nesta quinta-feira (12), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizará a tradicional entrega da premiada mega árvore de Natal, a partir das 18h, na Praça Maria Felipa, Comércio. Mais de 27 mil garrafas pet preenchem harmoniosamente os 23 metros de estrutura do monumento, que recebe a assinatura do artista plástico Gilson Cardoso. A mega árvore de natal ficará disponível para visitação até 6 de janeiro de 2025.
Esse ano, seis caminhões também receberão decoração e iluminação especial em alusão às festas de fim de ano e vão circular por diversos bairros da capital baiana. Além disso, no dia 18, uma carreata natalina sairá às 18h, do Campo Grande, em direção ao Terreiro de Jesus.
Conscientização
Para o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, as iniciativas possibilitam novos olhares por parte da população para a limpeza urbana da cidade. “A mega árvore gera impacto não apenas pela magnitude do seu tamanho, mas sobretudo pela composição 100% sustentável, mostrando que é possível transformar resíduos em verdadeiras obras de arte”, comentou.
O artista plástico Gilson Cardoso comemorou o tema escolhido para esse ano e afirmou que se trata da realização de um sonho pensado há 30 anos. “Este ano, o Natal Sustentável traz como tema ‘Axé da Bahia’, valorizando a nossa cultura, diversidade e o sincretismo religioso de Salvador. A mega árvore tem um propósito de unir a esperança do Natal com a esperança na humanidade, através da reflexão da arte e dos seus hábitos de consumo”, declarou.
Outras ações
No dia 17, a Limpurb, em parceria com a Z6 Náutica, realiza mais uma edição do 3º Natal Mágico, na Bahia Marina, das 16h às 18h. O evento conta com o apoio da Fundação Aleixo Belov, Kirymure, Marlon Abboud Consultoria Fitness, Museu do Mar, Vegah, Will Recarey e Bahia Marina.
A ação tem o propósito de levar o Natal para as crianças da comunidade da Gamboa de Baixo. Na ocasião, serão promovidos momentos de leitura, atividades de educação ambiental e personagens natalinos, além de lanches e presentes para as crianças.