Salvador ganhou neste último sábado (10) a primeira academia pública com aulas de crossfit do país, no bairro do Imbuí. O equipamento é o quarto entregue na capital baiana e conta com acesso gratuito e total infraestrutura para as pessoas que desejam praticar atividades físicas. Ainda neste mês, outras quatro academias públicas devem ser inauguradas, em Itapuã, na avenida Centenário, na Boca do Rio e no Bonfim.
O equipamento do Imbuí conta com 600 kg de anilhas com estante antifurto, colchonetes, 19 equipamentos, todos em aço inoxidável e resistentes tanto à chuva quanto ao sol, dentre outros benefícios, além de instrutores, profissionais de educação física e nutricionistas, que indicarão e acompanharão as atividades físicas a serem realizadas pelos usuários de maneira individualizada.
A Academia Salvador do Imbuí terá como diferencial uma área de 300 metros quadrados, exclusivos para aulas de musculação, e 100 metros quadrados para aulas coletivas, como crossfit, funcional, ritmos, boxe, kickboxing e alongamento. Hoje, são mais de 7 mil cadastros no sistema para utilizar as Academias Salvador, com mais de 14 mil atendimentos.
“Esse equipamento é de nível diferenciado, porque ele tem 300 metros, é maior do que os outros. Tem uma área livre ali de 100 metros, onde temos uma novidade nele, que são as aulas de crossfit. A primeira academia do Brasil pública com aula específica de crossfit, com professores”, afirmou Rafael Seara, coordenador geral das Academias Salvador.
O secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Junior Magalhães, ressaltou que até o final do ano serão 20 Academias Salvador instaladas e declarou que a iniciativa democratiza a prática esportiva na cidade. “A Academia Salvador representa a qualidade de vida, a democratização da prática esportiva, com acesso às pessoas que não têm condições de pagar, com toda a qualidade, com profissional de educação física”, disse.
“Além da musculação, nós temos crossfit, aulas coletivas, estamos implantando aula de zumba, de dança, boxe, kickboxing, yoga. Nós estamos passando a média de quase 2 mil pessoas por cada academia dessa. Quando a pessoa tem a prática esportiva, a saúde está melhor, melhora a saúde mental, inclusive, você socializa e, com isso, você tem um envelhecimento mais saudável”, acrescentou o secretário.
O diretor de Esportes da Sempre, Edvaldo Valério, destacou que diversas iniciativas voltadas para a prática esportiva em Salvador foram lançadas nos últimos meses. “E a Academia Salvador é justamente mais uma ação, um case de bastante sucesso. A população abraçou a ideia, entendeu e, pelos últimos dados inclusive, a gente viu justamente que foi uma ação arrojada, corajosa e de muito sucesso. A gente tem registrado nesse último mês desde quando a gente inaugurou as academias no nosso banco aqui de dados 7 mil cadastros, 14 mil atendimentos já, mostrando de fato, em pouco tempo, um resultado muito positivo”, declarou.
Incentivo ao esporte – Moradora do Imbuí há 10 anos, Ana Cajuí, 60, acompanhou a abertura da academia e elogiou a iniciativa. “Geralmente eu só faço andar aqui na praça todo dia, mas vamos ver como vai ser. Achei a iniciativa muito boa. Espero que desenvolva mais o nosso bem estar, nossa qualidade de vida, e melhore a nossa saúde”, afirmou.
A atendente de lanchonete Edilene Souza, 40 anos, moradora do Curralinho, afirmou que pretende usar a academia. “Eu tinha o costume de vir caminhar no Imbuí, mas devido a algumas atividades eu parei. Vi a notícia que ia inaugurar a academia e vim. É preciso sair do sedentarismo. Vou me cadastrar e pretendo usar”, contou.
A corretora Vera Lúcia Sales, 40 anos, moradora do Imbuí há 7 anos, disse que a academia tem estrutura qualificada. “Pretendo usar todos os dias se for possível. A estrutura é maravilhosa, os aparelhos em inox. A estrutura é muito boa mesmo. Todos os dias eu já venho para a praça para caminhar”, declarou.